Gui Moura vence o Prêmio Torcedor da Fifa 2024 com história inspiradora
Vascaíno de 10 anos supera doença rara e emociona o mundo com sua paixão pelo futebol
O brasileiro Guilherme Gandra Moura, de apenas 10 anos, foi consagrado nesta terça-feira (17) com o Prêmio Torcedor da Fifa 2024, durante o evento Fifa The Best. Gui, portador de epidermólise bolhosa, uma rara doença genética que torna sua pele extremamente sensível, emocionou o mundo com sua história de superação e amor pelo Vasco da Gama. O momento que garantiu sua vitória foi o emocionante reencontro com sua mãe, Tayane Gandra, após sair de um coma induzido causado por pneumonia. O vídeo do abraço viralizou, tocando milhões de pessoas.

Gui destacou o papel transformador do futebol em sua vida: "O Vasco é grandão. O Vasco me ajuda a esquecer as coisas ruins, tipo as dores. O Vasco me ajuda a me sentir feliz. Eu só tenho uma coisa a declarar: enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal", disse o jovem torcedor. Sua mãe, Tayane, complementou: "Ele é portador de uma doença rara, o que ele faz com que a pele dele seja extremamente sensível. Eu diria que ele é a resiliência em pessoa. E com tudo que passa, é uma criança mega feliz". A história de Gui superou as de Jose Armando Guzman Mendoza, torcedor mexicano que lutou contra a leucemia, e Craig Ferguson, escocês que percorreu 1.609 quilômetros em prol da saúde mental.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Guilherme Gandra Moura wins the FIFA Fan Award. ⭐️#TheBest
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 17, 2024
Desde 2016, o prêmio celebra momentos extraordinários no universo do futebol. Gui Moura se junta a outros brasileiros vencedores, como Silvia Grecco, em 2019, que narra jogos ao filho cego, e Marivaldo Francisco da Silva, em 2020, famoso por caminhar 60 quilômetros para assistir aos jogos do Sport.
A conquista de Gui representa mais do que uma vitória esportiva; ela simboliza a força do futebol como um instrumento de esperança, união e superação. Sua trajetória, marcada por desafios e amor incondicional pelo esporte, inspira torcedores de todo o mundo.
Fonte: CBF