Seduc Esportiva transforma escolas do Piauí com esporte e educação integral
Programa amplia modalidades, estrutura física e oportunidades para 250 escolas estaduais
O programa Seduc Esportiva, lançado em 2024 pela Secretaria da Educação do Piauí (Seduc), vem contibuinfo para a integração entre esporte e educação nas escolas estaduais. Com um investimento de R$ 37 milhões, a iniciativa já beneficiou mais de 250 escolas com a construção de 17 quadras poliesportivas, reformas em 136 instalações esportivas e a inclusão de modalidades como judô, boxe, beach tennis e futsal.
O objetivo do programa é proporcionar formação integral aos estudantes, combinando educação acadêmica, esportiva e competências socioemocionais.
Escolas como o Ceti Cristino Castelo Branco e a Escola do Mar, em Luís Correia, foram equipadas com salas específicas para esportes e quadras adaptadas. Atualmente, modalidades como voleibol, atletismo, badminton, capoeira e xadrez estão disponíveis em mais que o dobro das escolas do ano anterior. A meta é expandir o programa para 360 escolas em 2025 e alcançar toda a rede estadual até 2026.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Cada unidade escolar recebe R$ 5 mil para materiais esportivos, e a escolha das modalidades é feita de forma democrática com a participação dos alunos. Além disso, parcerias com federações esportivas locais ajudam a aprimorar a prática e a competição esportiva.
Os resultados do Seduc Esportiva já são visíveis. Em 2024, estudantes da rede estadual conquistaram 107 medalhas nos Jogos Escolares do Piauí (JEPIs), além de 5 medalhas no Paradesporto Estadual e 9 medalhas em competições nacionais como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos da Juventude.
Destaques como Kerllon Emanoel Sousa, vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, e Wesley Soares, capitão do time de voleibol bicampeão dos JEPIs, exemplificam como o esporte tem transformado a vida dos jovens. Uma Visão de Futuro
Para o secretário Washington Bandeira, o programa consolida o Piauí como referência em educação integral. “O programa demonstra como a integração entre educação e esporte pode transformar vidas, preparando os nossos estudantes para desafios dentro e fora das quadras. A nossa proposta é fortalecer cada vez mais o esporte educacional, não apenas de modo recreativo, mas apoiar e incentivar os jovens que desejam seguir uma carreira esportiva profissional”, conlui o secretário.
Fonte: Governo do Piauí