Previsão aponta para chuvas em todo o país durante o mês de agosto

As temperaturas, em contrapartida, terão alta em todas as regiões

Por Redação do Portal AZ,

O mês de agosto trará chuvas para diversas regiões do Brasil, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste devem registrar volume de chuva próximo ou ligeiramente abaixo da média histórica, enquanto a Região Sul pode ter chuvas próximas ou acima da média no leste do estado e abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná.

Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência BrasilChuvas

No Nordeste, as chuvas são aguardadas especialmente na costa leste, onde é esperado um volume de cerca de 100 milímetros.

No oeste da Região Nordeste, “o tempo é seco nesta época do ano, portanto, a previsão é de volume inferior a 20 mm ou nenhuma chuva em algumas localidades”. O período costuma apresentar redução de chuvas na região central do país, bem como diminuição da umidade relativa do ar e elevação das temperaturas máximas.

Não estão descartadas chuvas localizadas no litoral da Região Sudeste, em função da passagem de frentes frias pelo oceano, o que, segundo o Inmet, pode provocar instabilidades.

Na região Norte, a expectativa é de chuvas fica abaixo de 100 milímetros no noroeste do estado. Já em áreas do Pará e Amapá, a chuva pode ficar "ligeiramente acima da média", podendo ultrapassar 60 mm.

O Inmet destaca que, na Região Sudeste, não estão descartadas chuvas localizadas no litoral, decorrentes da passagem de frentes frias pelo oceano, o que pode ocasionar instabilidades.

Temperaturas

Além das chuvas, o mês de agosto trará temperaturas acima da média em grande parte do país, especialmente em áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde os valores médios podem superar os 28ºC. Outras regiões, como o norte de Minas Gerais e o oeste do Paraná, devem apresentar temperaturas entre 20°C e 25ºC.

As massas de ar frio também marcarão presença, podendo resultar em temperaturas abaixo de 10ºC em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com relação à agricultura, o Inmet alerta para possíveis impactos do clima na safra de grãos 2022/23 em diferentes regiões do país. Em alguns estados, a falta de chuvas pode afetar o nível de água no solo, prejudicando a maturação e colheita dos cultivos. Em outras áreas, a chuva pode ser favorável para o desenvolvimento das lavouras.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar