Inmet emite alertas de baixa umidade e vendaval para o Piauí

Altas temperaturas também são esperadas no estado

Por Redação do Portal AZ,

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (09), dois alertas para o estado do Piauí, abrangendo uma extensa área geográfica. O estado deve enfrentar altas temperaturas e riscos associados à baixa umidade e vendavais nas próximas horas.

Foto: INMETINMET
INMET

O primeiro alerta, relacionado à baixa umidade, foi emitido para 192 municípios do Piauí. Este aviso, classificado como "Amarelo", o segundo de uma escala de três, está em vigor desde as 11h30min e permanecerá até as 19h. Durante esse período, a umidade relativa do ar poderá variar entre 20% e 30%, representando um risco significativo de incêndios florestais e potencial impacto na saúde da população.

Para enfrentar essa situação, o Inmet recomenda a manutenção de uma hidratação adequada, a redução de atividades físicas extenuantes durante as horas mais quentes e a proteção contra a exposição direta ao sol.

O segundo alerta, referente a vendavais, foi emitido para 142 municípios do Piauí. Nesse caso, a classificação de risco também é "Amarelo", indicando a possibilidade de ventos fortes que podem causar prejuízos materiais, quedas de árvores e outros danos.

Além dos alertas mencionados, o Inmet informa que altas temperaturas são esperadas em todo o estado do Piauí, exigindo cuidados especiais para evitar problemas relacionados ao calor excessivo.

As condições climáticas de ventos fortes associada à altas temperaturas e baixa umidade contribui para ocorrência de incêndios. O estado têm registrado altas taxas de focos de incêndio desde que o período de estiagem começou.

Veja os municípios sob alerta para baixa umidade.
Veja os municípios sob alerta para vendavais

Fonte: Com informações do INMET

Comente

Pequisar