Piauí deve ter chuvas intensas nas próximas 48h; Inmet e Semarh emitiram alertas
Os alertas emitidos estão classificados como de risco amarelo e laranja
A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas de chuvas intensas para o Piauí nesta segunda-feira (26), previstas para durar em média 48 horas. Os órgãos de monitoramento destacaram a necessidade de atenção especial devido à possibilidade de ocorrência de precipitações significativas em diversas áreas do estado.
Nesta manhã, o Inmet emitiu dois alertas de diferentes graus de risco. O primeiro, classificado com a cor laranja, indica potencial perigo por chuvas intensas, com possibilidade de acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Esse alerta, o segundo em uma escala de três, também destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Já o segundo alerta, classificado com a cor amarela, prevê acumulado entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, associado a ventos intensos (40-60 km/h). Embora o grau de risco seja menor em comparação ao alerta laranja, ainda assim indica a necessidade de precaução por parte da população.
Segundo informações da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE), ligada à Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/PI), existe a possibilidade de ocorrência de chuvas nas mesorregiões centro-norte, norte e sudeste piauiense. Os sistemas meteorológicos que influenciarão essas condições são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. No entanto, não se descarta a possibilidade de chuvas isoladas nas demais regiões do Piauí.
É recomendável que a população esteja atenta às atualizações dos órgãos competentes e adote medidas de precaução, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos.
A Defesa Civil recomenda em caso de chuvas com rajadas de vento e possibilidade de queda de raios:
1. Que a população não se abrigue debaixo de árvores visto risco de queda galhos e de raios;
2. Não estacione veículos próximos a torres de tv, debaixo de árvores, próximos a outdoors;
3. Se estiver em área urbanizada, pontos de alagamento poderão ser ativados em condições de chuvas, não atravesse ruas alagadas e procure abrigo;
4. Se estiver em casa, evite utilizar aparelhos eletrônicos ligado direto na tomada
Em caso de emergências e para maiores informações, entre em contato:
Defesa Civil - 199
Corpo de Bombeiros - 193
Fonte: Com informações da SEMARH e INMET