Mais da metade do Piauí está sob alertas de ventos fortes e baixa umidade
Horário crítico será à tarde, entre às 11h e 19h quando a umidade atinge níveis mais baixos
O Piauí amanheceu nesta segunda-feira (22) com dois alertas amarelos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), referentes a ventos fortes e baixa umidade do ar em grande parte do estado. O aviso de vendaval teve início no dia 20 e o alerta para baixa umidade foi emitido na manhã de hoje, com início às 11h e previsão de durar a tarde toda.
De acordo com o Instituto, o horário mais crítico será entre às 11h e 19h, quando a umidade atingirá níveis mais baixos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

O alerta de baixa umidade abrange todas as regiões brasileiras nesta manhã, com expectativa de que a umidade do ar varie entre 20% e 30%, aumentando os riscos de incêndios florestais.
O Inmet recomenda que a população evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é aconselhado beber bastante água, usar hidratante para a pele e umidificar ambientes internos.
Alerta de Vendaval

O alerta de vendaval, que começou no dia 20 e vai até às 15h desta segunda-feira, prevê ventos com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Esses ventos podem causar a queda de galhos de árvores e outros objetos soltos. O Inmet recomenda que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Para garantir a segurança, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) estão em alerta e disponíveis para prestar assistência.
Fonte: Com informações do Inmet