Vendavais e baixa umidade atingem quase todo o estado do Piauí

Fenômenos meteorológicos afetarão cidades como Teresina, Picos, Piripiri, Floriano, entre outras

Por Dominic Ferreira,

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (5), três avisos meteorológicos para o Piauí. Um aviso amarelo, de perigo potencial para vendavais, e outros dois avisos, um amarelo e outro laranja, de perigo para baixa umidade relativa do ar. A previsão é que esses fenômenos afetem várias regiões do estado até terça-feira (6).

Foto: Reprodução/InmetAlerta de vendaval foi renovado até amanhã, terça-feira (6); durante o fim de semana o Piauí também esteve sob fortes ventos.
Alerta de vendaval foi renovado até amanhã, terça-feira (6); durante o fim de semana o Piauí também esteve sob fortes ventos.

Vendavais
O aviso de vendavais prevê ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h, com risco de queda de galhos de árvores. As áreas mais afetadas incluem as regiões Sudeste, Sudoeste, Centro-Norte e Norte do Piauí. O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem procurar abrigo debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. Em emergências, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.

Foto: Reprodução/InmetTarde no Piauí vai ser de baixa umidade em quase todo o estado.
Tarde no Piauí vai ser de baixa umidade em quase todo o estado.

Baixa umidade do ar
A maior parte do estado está sob alerta de baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%. Essa condição representa riscos de incêndios florestais e à saúde da população, podendo causar sintomas como tosse, desconforto para respirar, garganta seca, sangramento nasal e obstrução das vias respiratórias. O alerta laranja indica umidade ainda mais baixa, entre 20% e 12%, no Sul do Piauí, aumentando os riscos.
O Inmet aconselha a ingestão de bastante líquido, evitar atividades físicas e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também recomenda o uso de hidratante para pele e a umidificação do ambiente. Em caso de emergências, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser contatados.
Das áreas afetadas pelos vendavais e pela baixa umidade destacam-se cidades, como Teresina, Picos, Piripiri, e Floriano. 

Fonte: INMET

Comente

Pequisar