Piauí enfrenta umidade do ar semelhante à de desertos nesta sexta-feira
Estado recebeu alerta para umidade crítica entre 12% e 20%
O estado do Piauí está sob um alerta laranja de baixa umidade para a tarde desta sexta-feira (9), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As taxas de umidade do ar devem variar entre 12% e 20%, níveis que se assemelham às condições de locais extremamente áridos, como desertos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Essas condições podem causar riscos à saúde e aumento do número de focos de incêndios.
Confira a lista de cidades afetadas aqui
O alerta, que entrou em vigor a partir das 12h e se estenderá por toda a tarde, foi acompanhado de orientações para a população. O Inmet recomenda a ingestão de grandes quantidades de líquidos, além de evitar a prática de atividades físicas e a exposição prolongada ao sol ou em locais quentes ao ar livre. O cenário de baixa umidade também pode elevar o risco de incêndios florestais, e em caso de emergências, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados imediatamente.
Umidade do Ar
A umidade do ar, ou umidade atmosférica, refere-se à quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Este fator desempenha um papel na sensação térmica e na temperatura ambiente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que índices de umidade relativa do ar abaixo de 70% são aceitáveis, desde que não caiam abaixo de 40%. Quando a umidade atinge níveis abaixo de 12%, deve ser decretado estado de emergência, o que pode incluir a suspensão de atividades como aulas, devido aos riscos à saúde.
Riscos da Baixa Umidade do Ar
A baixa umidade do ar pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo:
- Aumento de alergias devido ao ressecamento das mucosas
- Ressecamento da pele
- Irritabilidade nos olhos
- Maior risco de incêndios
Fonte: Com informações do Inmet