INMET emite 4 alertas para o Piauí; baixa umidade e vendavais afetam o estado
Grande parte do estado está sob risco de baixa umidade; litoral será impactado por fortes ventos
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta terça-feira (10) quatro alertas para o estado do Piauí. Dois avisos são relacionados à baixa umidade e outros dois tratam da possibilidade de vendavais, com impacto principalmente no litoral. Os alertas fazem parte de uma escala de severidade que vai de amarelo (perigo potencial) a vermelho (grande perigo).
A maior parte do estado do Piauí estará sob alerta de baixa umidade do ar, com grau de severidade vermelho, entre as 12h e 19h de hoje.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O INMET informou que a umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 20%, o que eleva os riscos de incêndios florestais e afeta diretamente a saúde. Os principais desconfortos incluem ressecamento da pele, irritação nos olhos, nariz e boca.
Entre as recomendações estão a ingestão de bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia, além do uso de hidratantes para a pele e a umidificação dos ambientes.
Vendavais
Além do alerta de baixa umidade, o INMET emitiu avisos de vendavais para a faixa litorânea e para partes do estado. O alerta, que teve início no dia 7 e se estende até o dia 11 de setembro, prevê ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h. Embora o risco de quedas de galhos de árvores seja baixo, o instituto orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda durante rajadas de vento.
As autoridades recomendam que, em casos de necessidade, a população entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) para mais informações e orientações.
Fonte: Com informações do INMET