Governo decide sobre retorno do horário de verão nesta quarta-feira (16)
Decisão sobre a reintrodução da prática deve ocorrer após seis anos de interrupção, em meio a debates sobre eficiência energética
O governo federal deve anunciar nesta quarta-feira (16) se o horário de verão será reinstituído no Brasil. Após diversas especulações e análises sobre o tema, o Ministério de Minas e Energia (MME) está prestes a decidir se a prática volta após seis anos desde sua suspensão.
Na última semana, o ministro da pasta, Alexandre Silveira, afirmou que o fim do horário de verão em 2019 pode ter contribuído para o quase colapso energético enfrentado pelo país em 2021. “O que os números demonstram é que podem ter sido um dos motivos da beira do colapso energético em 2021, que custou muito caro para o brasileiro”, declarou.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora durante os meses de primavera e verão, visando à economia de energia elétrica. Essa prática permite que a população aproveite melhor a luminosidade natural, reduzindo o consumo de luz artificial.
No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, por meio do Decreto 20.466. A medida, que durou até 2007, foi regulamentada a partir de 2008, estabelecendo o início no terceiro domingo de outubro e término no terceiro domingo de fevereiro. Em 2018, houve uma mudança no início, que passou a ser em novembro. Finalmente, em abril de 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro decretou o fim do horário de verão no país.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense