Semana deve ser de chuvas em todo o país; Piauí tem dois alertas do Inmet
De acordo com o Inmet, o Piauí terá semana de chuvas intensas e ventanias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para várias regiões do Brasil, abrangendo quase 2 mil municípios em estados como Maranhão, Pará e Amazonas. No Piauí, a previsão é de precipitações significativas e ventos fortes, com todo o estado sob alerta amarelo, de perigo potencial, e parte do território em alerta laranja, que indica perigo.
De acordo com o Inmet, o alerta laranja, válido até as 10h desta terça-feira (7), prevê chuvas de até 100 mm em 24 horas e ventos que podem chegar a 100 km/h. Essa condição aumenta os riscos de alagamentos, cortes de energia, queda de árvores e descargas elétricas. Já o alerta amarelo cobre o restante do estado, com previsão de chuvas mais moderadas, entre 20 e 50 mm/dia, e ventos de até 60 km/h, representando perigo menor, mas ainda relevante.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Na última semana uma chuva com ventania causou transtornos na capital piauiense e gerou 12 ocorrências para os bombeiros, a maior incidência foi de árvores caídas.
O Piauí está inserido em um cenário mais amplo de chuvas intensas que atinge boa parte do Brasil neste início de ano. O Nordeste, especialmente, deve registrar precipitações acima da média em janeiro, com maior impacto no Maranhão, Piauí e Tocantins.
Além do Piauí, outros estados enfrentam condições climáticas semelhantes. O Amazonas, Pará, Tocantins e Maranhão estão sob alertas laranja, enquanto estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte registram condições de perigo potencial (amarelo). As chuvas previstas podem ultrapassar os 100 mm em alguns locais
Riscos e orientações
Os eventos climáticos extremos podem causar transtornos significativos, sobretudo em áreas urbanas e ribeirinhas. O Inmet alerta para a possibilidade de alagamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e quedas de galhos de árvores. A população deve evitar locais abertos durante as tempestades, buscar abrigo seguro e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Fonte: Com informações da Agência Brasil