Cerca de 320 mil participam de concurso público para a Polícia Federal
Cerca de 320 mil pessoas estão inscritas para as provas, que devem preencher 1,5 mil vagas
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) realiza neste domingo (23.mai.2021) concurso público para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista da PF (Polícia Federal). Cerca de 320 mil pessoas estão inscritas para as provas, que devem preencher 1,5 mil vagas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Cerca de 320 mil participam de concurso público para a Polícia Federal (Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Os candidatos que forem aprovados na 1º fase de exame escrito ainda precisarão passar por testes de aptidão física e mental. Para o cargo de delegado, também é necessária aprovação em prova oral e de avaliação de títulos.
Quem for selecionado deve ser lotado, preferencialmente, nos estados localizados em regiões de fronteiras, como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima.
A realização do concurso foi liberada na 6ª feira pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Em sessão virtual inédita com duração de 24 horas, a Corte entendeu que a autonomia dos Estados e municípios para tomar decisões de contenção da pandemia de covid-19 não pode interferir em assuntos da administração federal.
Segundo parecer jurídico do governo federal, decretos estaduais ou municipais que visam a promoção do direito à saúde “não repercutem sobre atividades, interesses e serviços públicos da União, a exemplo de sua organização administrativa para o provimento de cargos públicos”.
As medidas sanitárias para evitar a proliferação do coronavírus valerão durante a aplicação da prova. Os candidatos devem usar máscara, fazer higienização das mãos com álcool gel e ter a temperatura aferida.