Concurso da Polícia Militar acontece no domingo com 40 mil inscritos
As provas serão aplicadas em 126 pontos espalhados por Teresina
Representantes dos órgãos de Segurança Pública do Piauí e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (26), para debater os detalhes finais de logística para o concurso da Polícia Militar.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Cerca de 40 mil candidatos participam do concurso da Polícia Militar neste domingo (Foto:Wilson Nanaia/Portal AZ)
Estão inscritos 40 mil candidatos. As provas ocorreram neste domingo (30), em 126 pontos de aplicação espalhados por Teresina.
Segundo o reitor da Uespi, Evandro Alberto, está tudo preparado para a aplicação das provas e que mesmo com o aumento do número de casos de Covid-19, a instituição garante que tudo correrá bem.
“Iremos seguir todos os protocolos de segurança sanitária. E também o que nos dá uma certa segurança é a questão da vacinação das pessoas. Há toda uma equipe mobilizada, o concurso é enorme, 40 mil candidatos e estamos trabalhando para que o certame seja feito com muita tranquilidade”, disse.
Para o comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, informou que o concurso é uma oportunidade de ampliar os contingentes policiais no interior do Piauí.
“Vamos ter como manter o contingente com número significativo de policiais, em alguns lugares vamos dobrar esse número de policiais”, informou.
O concurso
O certame oferta 1.000 vagas para o cargo de soldado, sendo 900 vagas para candidatos do sexo masculino e 100 para o sexo feminino.
A idade atual para ingresso na Polícia Militar do Piauí é de, no mínimo, 18 anos e máximo de 35 anos. Além disso, candidatos precisam apresentar Carteira de Habilitação de categoria mínima AB.
Por fim, outro requisito para ingresso é a altura mínima. Candidatos masculinos devem ter altura mínima de 1,60m, enquanto mulheres, 1,55m.
O salário inicial para o cargo de soldado é de R$ 3.470,66. Durante o curso de formação, que deve durar aproximadamente seis meses, os aprovados recebem uma bolsa de R$ 1,7 mil