TJPI abre edital exclusivamente destinado a mulheres para vaga de Desembargadora
Novas medidas visam promover equidade de gênero no Tribunal de Justiça do Piauí
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) lançou um edital exclusivo para que juízas de Direito do Estado possam concorrer a uma vaga de desembargadora na Corte. A iniciativa busca promover a equidade de gênero, seguindo uma nova lei sancionada pelo Governo Estadual.

O edital, divulgado na sexta-feira (26), destina-se exclusivamente às mulheres que compõem a magistratura do Piauí. A medida visa incluir ações afirmativas de gênero e equilibrar a proporção de vagas preenchidas por critério de merecimento entre homens e mulheres no TJPI.
Confira aqui o Edital
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Atualmente, o Pleno do TJPI conta com 20 desembargadores, sendo apenas uma mulher ocupante do cargo, a desembargadora Maria do Rosário Martins Leite. Com a sanção da nova lei, que amplia em duas vagas o número de desembargadores, uma delas será destinada a uma mulher, motivando a abertura do edital exclusivo para as juízas do estado.
De acordo com o presidente do TJPI, desembargador Hilo de Almeida, as vagas pelo critério de merecimento serão preenchidas alternadamente por meio de editais abertos exclusivamente para mulheres e editais mistos, observando as políticas de cota do Conselho Nacional de Justiça.
As juízas de Direito do Piauí têm até o dia 13 de maio para efetuarem suas inscrições na Superintendência de Assuntos Institucionais e da Magistratura, conforme estabelecido no edital. Os requisitos incluem certidão da Corregedoria Geral de Justiça, cópias de decisões de autoria recente e declaração de residência na sede da Comarca onde atuam.
Fonte: TJ-PI