Mais de 54 mil candidatos requerem atendimento especial no Concurso Unificado

Solicitações de suporte incluem adaptações para pessoas com deficiência, autistas, gestantes e lactantes; provas com kits específicos serão distribuídas

Por Dominic Ferreira,

No Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que acontecerá no próximo domingo (18), mais de 54 mil candidatos solicitaram atendimento especial. Este número representa uma parte significativa dos mais de 2,11 milhões de inscritos no certame. As solicitações de apoio foram feitas por candidatos com deficiência (PcD), transtorno do espectro autista (TEA), gestantes e lactantes, bem como outros candidatos que indicaram necessidades específicas durante a inscrição.

Foto: Reprodução/Arte/EBCConcurso Unificado
Concurso Unificado

Os pedidos de atendimento especial abrangem uma variedade de adaptações, incluindo salas de fácil acesso, mesas e cadeiras adaptadas, leitura labial, e tempo adicional para a realização das provas. A coordenação do concurso, sob a supervisão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), analisou cada solicitação para garantir a viabilidade e razoabilidade das condições solicitadas.
Tipos de atendimento especial
Das 54.219 solicitações de atendimento especial, 43.926 são de candidatos com deficiência, enquanto 7.035 são de pessoas com transtorno do espectro autista. Gestantes e lactantes também solicitaram adaptações, totalizando 1.551 e 1.874 pedidos, respectivamente. As solicitações frequentemente incluem necessidade de salas de fácil acesso, mesas e cadeiras separadas e apoio adicional durante a prova.
Kits de provas e adaptações
Para atender a esse público, cerca de 47 mil candidatos receberam suporte, mas optaram por realizar a prova comum. Além disso, 7.126 candidatos receberão kits de provas adaptadas, que incluem formatos variados para atender às necessidades específicas, como fonte ampliada para baixa visão, provas em braile, e DVDs com videoprovas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou adaptadas para leitores de tela.
Cotas e perícia médica
O concurso reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência, conforme a legislação brasileira. Candidatos que se inscreveram para as vagas reservadas e foram aprovados na prova discursiva passarão por perícia médica entre 17 e 25 de outubro. A avaliação será conduzida por uma equipe multiprofissional da Fundação Cesgranrio, que verificará a documentação e emitirá um parecer sobre o enquadramento da deficiência e a compatibilidade com as atribuições do cargo.
Os resultados preliminares da avaliação biopsicossocial serão divulgados em 17 de novembro. As informações detalhadas sobre o processo estão disponíveis no Diário Oficial da União e nas páginas oficiais do concurso.
Para mais informações sobre o Concurso Unificado e o atendimento especial, os candidatos podem acessar os canais oficiais do MGI e da Fundação Cesgranrio.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar