Enem dos Concursos: mais de 2 milhões de pessoas fazem prova neste domingo (18)
No Piauí, mais de 50 mil candidatos realizam provas em sete municípios diferentes
Cerca de 2,1 milhões de candidatos estão realizando, neste domingo (18), as provas do Concurso Nacional Unificado (CNpU), conhecido como o "Enem dos concursos". O exame acontece em 228 municípios distribuídos por todos os estados do Brasil, oferecendo pouco mais de 6.600 vagas, com salários que podem chegar a R$ 22,9 mil.

No Piauí, 50.154 inscritos estão aptos a fazer prova em sete cidades. Apenas em Teresina, são 33.600 candidatos estão aptos a responder prova. Já em Parnaíba, são 4.468 inscritos, 4.639 em Picos, 3.505 em Floriano, 1.448 em São Raimundo Nonato, 1.266 em Corrente e 1.228 em Bom Jesus.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Os portões fecharam às 8h30 (horário de Brasília), e as provas começaram às 9h. No primeiro turno, os candidatos têm até 11h30 para concluir o exame, podendo sair a partir das 11h. O segundo turno começa à tarde, com os portões abrindo das 13h às 14h e as provas recomeçando às 14h30. O prazo para finalizar o exame termina às 17h30, mas os participantes podem sair a partir das 16h30.
Devido aos diferentes fusos horários no Brasil, em cidades como Acre, Tabatinga (AM) e região do Alto Solimões (AM), os portões abriram às 5h30, com início das provas às 7h. Nas demais cidades do Amazonas e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, os portões abriram às 6h30, com as provas começando às 8h.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomendou que os candidatos chegassem ao local das provas com, pelo menos, duas horas de antecedência para evitar imprevistos. A entrada após o fechamento dos portões não foi permitida.
Provas variadas
As provas variam conforme o nível de escolaridade. Pela manhã, candidatos às vagas de nível superior responderam a 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e uma pergunta dissertativa específica. Já os candidatos às vagas de nível médio e técnico produziram uma redação e responderam a 20 questões de conhecimentos gerais.
No período da tarde, os candidatos enfrentam provas compostas por questões de múltipla escolha. Para as vagas de nível superior, são 50 perguntas de conhecimentos específicos, enquanto os candidatos às vagas de nível médio responderão a 40 questões.
Fonte: Portal AZ