Último dia para contestação de questões e gabaritos do Concurso Unificado

Candidatos têm até o fim do dia para submeter recursos; resultados finais serão divulgados em outubro

Por Dominic Ferreira,

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até esta quarta-feira (21) para contestar questões da prova objetiva ou discordar do gabarito oficial preliminar, divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O prazo para interposição de recursos, que começou no dia 20, termina hoje, sendo este o único período para que candidatos possam solicitar revisão.

Foto: Reprodução/katemangostar/FreepikCandidatos têm até o fim do dia para submeter recursos; resultados finais serão divulgados em outubro. (imagem ilustrativa)
Candidatos têm até o fim do dia para submeter recursos; resultados finais serão divulgados em outubro. (imagem ilustrativa)

Como submeter o recurso
Os recursos devem ser apresentados exclusivamente de forma online, através da Área do Candidato no portal Gov.br, o mesmo utilizado para a inscrição no concurso. Para acessar, o candidato precisa informar seu CPF e a senha cadastrada. De acordo com os editais dos oito blocos temáticos do concurso, recursos enviados por outros meios, como correio ou e-mail, não serão aceitos. 
Os candidatos devem fundamentar adequadamente seus recursos, pois qualquer sinal que identifique o candidato no documento resultará no indeferimento do pedido, independentemente do conteúdo.
A banca organizadora, Fundação Cesgranrio, junto ao MGI, também alerta que não se responsabilizará por problemas técnicos que possam impedir o envio dos recursos, como falhas em computadores ou congestionamento de linhas de comunicação.
O que esperar após a contestação
Os recursos aceitos serão divulgados coletivamente quando os resultados finais das provas objetivas forem anunciados, no dia 8 de outubro. Caso alguma questão seja anulada, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos que participaram das provas.
Outros tipos de recurso
Além da contestação de questões objetivas, os candidatos têm outros prazos para recorrer em diferentes etapas do concurso:
1. Prova discursiva: Imagens digitalizadas das provas corrigidas estarão disponíveis na Área do Candidato a partir de 8 de outubro. Recursos sobre a nota da prova discursiva podem ser apresentados nos dias 8 e 9 de outubro. A Fundação Cesgranrio poderá manter, aumentar ou reduzir a nota após a revisão, com os resultados dos recursos sendo divulgados em 17 de outubro.
2. Avaliação de títulos: Candidatos convocados para enviar títulos acadêmicos devem fazê-lo nos dias 9 e 10 de outubro. Recursos contra a pontuação atribuída aos títulos podem ser submetidos em 4 e 5 de novembro, com os resultados finais previstos para 19 de novembro.
3. Cotas: Resultados preliminares das avaliações de autodeclaração para vagas reservadas a negros e indígenas, bem como da avaliação biopsicossocial para candidatos com deficiência, serão divulgados em 13 de novembro. Recursos poderão ser submetidos em 13 e 14 de novembro.
Os resultados finais do CNPU serão divulgados em 21 de novembro, encerrando o processo seletivo que atraiu milhares de candidatos em busca de uma vaga no serviço público.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar