Recebimento de títulos por reintegrados ao CNU encerra nesta quinta-feira(5)

Cerca de 32 mil candidatos têm até hoje para enviar documentos comprobatórios pelo Gov.br.

Por Carlos Sousa,

Os candidatos reintegrados ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), após decisão judicial, devem encaminhar seus títulos acadêmicos e profissionais até 23h59 desta quinta-feira (5). O prazo final não foi prorrogado, mesmo com o retorno de 32 mil concorrentes ao certame.

Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilEnvio dos documentos comprobatórios

Como enviar os títulos

Os documentos comprobatórios devem ser enviados por meio da área do candidato no site do CPNU. O login é feito com CPF e senha.

A Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, destaca que o envio deve seguir rigorosamente as orientações dos editais. Os documentos precisam ser enviados exclusivamente por upload, em formato PDF, JPEG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB por arquivo.

Serão aceitas imagens do documento original ou de cópias autenticadas em cartório, tanto frente quanto verso. A ausência de qualquer título exigido implicará na não pontuação do mesmo, o que pode impactar na classificação final.

Critérios de pontuação

A etapa de prova de títulos é classificatória e pode representar 0%, 5% ou 10% da nota final, dependendo do cargo e conforme os percentuais estabelecidos em cada edital. O valor máximo de pontuação é 10 pontos, mesmo que os títulos apresentados somem mais do que esse limite.

Entre os documentos aceitos para pontuação estão:

Diplomas de doutorado e mestrado;

Certificados de especialização em pós-graduação;

Comprovação de experiência profissional, com 0,5 ponto por ano completo, sem sobreposição de períodos.

O envio do diploma ou declaração comprobatória da escolaridade básica, requisito mínimo para cada cargo, é obrigatório para a análise da experiência profissional.

Consequências da não entrega

Candidatos que não enviarem os títulos até o prazo estipulado receberão nota zero na etapa de títulos. No entanto, como a avaliação é apenas classificatória, a ausência de pontuação não elimina o candidato, que continuará na disputa com a nota obtida nas provas objetivas, discursivas ou redação.

Próximas etapas

A análise dos títulos será realizada entre 6 de dezembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025. O resultado preliminar será divulgado em 15 de janeiro de 2025, e os candidatos poderão interpor recursos nos dias 15 e 16 de janeiro.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar