Inscrições para o programa Mais Médicos terminam nesta quinta-feira (8)

Governo oferece 3.174 vagas para atuação em áreas carentes e comunidades indígenas

Por Redação do Portal AZ,

O prazo para se inscrever no novo edital do programa Mais Médicos termina nesta quinta-feira (8). O Ministério da Saúde está oferecendo 3.174 vagas para médicos que desejam atuar na atenção primária à saúde, especialmente em regiões vulneráveis, distantes ou de difícil acesso, onde há falta de profissionais.

Foto: Agência BrasilPrograma Mais Médicos
Programa Mais Médicos

Do total de vagas, 3.066 estão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 são destinadas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A lista completa está disponível no site do programa.

Podem se inscrever:

  • Médicos formados no Brasil com CRM;
  • Médicos brasileiros formados no exterior (intercambistas brasileiros);
  • Médicos estrangeiros com habilitação para atuar fora do Brasil (intercambistas estrangeiros).

Para os profissionais formados no exterior, é obrigatório passar pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que é um treinamento voltado para o trabalho em áreas com necessidades específicas de saúde.

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). O candidato deve apresentar uma declaração de próprio punho afirmando que entende a língua portuguesa e tem conhecimento do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, os inscritos precisam estar com a situação regular na justiça eleitoral, serviço militar (para homens) e justiça estadual e federal.

Os profissionais selecionados recebem bolsa-formação, ajuda de custo e outros auxílios. O contrato tem duração de até 48 meses, sem vínculo empregatício direto com o governo.

Neste edital, o Ministério da Saúde criou a opção de cadastro reserva, permitindo que 2.450 municípios e 8 DSEIs que já haviam preenchido vagas em editais anteriores possam ser contemplados futuramente.

Atualmente, o programa Mais Médicos atende mais de 63 milhões de brasileiros em 4.200 municípios. Entre os profissionais em atuação, 601 médicos estão em regiões indígenas. O governo espera que a iniciativa ajude a reduzir o tempo de espera por atendimento e fortaleça a saúde básica em todo o país.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar