Nova carteira de identidade entra em vigor em todo Brasil a partir desta semana

O novo documento substitui o RG, unificando os dados de identificação em um só número

Por Rayfran Junior,

A partir da próxima quinta-feira, 11, todos os Estados do Brasil darão início à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), marcando uma mudança significativa no documento. Uma das alterações mais importantes é a substituição do número do Registro Geral (RG) pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral.

Foto: Agência Brasil/Instituto-geral de Perícias do Rio Grande do SulNovo modelo de Identidade Nacional entra em vigor nesta semana
Novo modelo de Identidade Nacional entra em vigor nesta semana

Atualmente, 18 Estados já estão emitindo o novo documento, entre eles Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Maranhão, Sergipe e São Paulo. A emissão da primeira via da CIN será gratuita, e a renovação não será obrigatória. Além disso, a substituição poderá ser realizada gradualmente e sem custos até o ano de 2032.

É importante destacar que, a nova carteira de identidade estará disponível em formato físico e digital. A versão física será produzida em papel-moeda e incluirá um QR Code para validação eletrônica.

Uma novidade adicional é que a CIN passará a funcionar como documento de viagem para os países do Mercosul. Quanto à validade, ela variará conforme a idade do titular. Crianças de até 11 anos terão o documento válido por cinco anos, enquanto pessoas de 12 a 59 anos terão um prazo de validade de dez anos. Indivíduos com mais de 60 anos não precisarão realizar a troca do documento.

Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional, o CPF deve estar regularizado na Receita Federal. Importante lembrar que os documentos de Identidade nos modelos antigos, ainda continuarão válidos até 2032.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar