DATA AZ: Wellington lidera em Parnaíba, onde na sondagem espontânea ainda há 85% de indecisos
O segundo colocado em Parnaíba é o deputado estadual Dr. Pessoa
O Instituto Data AZ realizou pesquisas em várias cidades do Piauí, de modo pontual, para indicar a tendência do eleitorado. A primeira dessas sondagens, em Parnaíba, indica que se a eleição fosse hoje o governador Wellington Dias (PT), candidato à reeleição, teria 39,40% dos votos, em pesquisa estimulada. Na espontânea, ele manteria a liderança, mas com um percentual bem mais modesto das intenções de voto: 12%
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Wellington Dias, Dr Pessoa, Luciano Nunes e Elmano Férrer (Fotos: reprodução internet)
O segundo colocado em Parnaíba é o deputado estadual Dr. Pessoa, do Podemos, com 11,40%, a uma boa distância do tucano Luciano Nunes, terceiro colocado, que tem 4,20% na sondagem estimulada – praticamente o mesmo percentual de Elmano Ferrer, com 4%. Valter Alencar, do PSC, aparece em quinto, com 1,8%. Os demais candidatos não chegaram a um ponto percentual.
Pesquisa Estimulada para Governador (reprodução: Data AZ)
Brancos, nulos e eleitores indecisos somam na sondagem estimulada quase o mesmo percentual das intenções de votos dadas ao governador: 39%.
Se o percentual de indecisos na pesquisa estimulada é elevado, ela mais que dobra na sondagem espontânea, onde a soma de indecisos, nulos e brancos atingem a surpreendente marca de 85 pontos percentuais.
Pesquisa Espontânea Governador (reprodução: Data AZ)
Na sondagem espontânea, a vantagem de Wellington Dias sobre seus adversários é, individualmente, mais de 12 vezes maior. Ele tem 12% das intenções de voto, enquanto os demais não chegam a um ponto percentual. Pessoa aparece com 0,80%, Luciano Nunes tem 0,40%, mesmo percentual de Elmano e do ex-governador Zé Filho, que embora seja candidato a deputado estadual pelo PSDB foi citado na pesquisa.
Apesar da indecisão como uma regra, o cenário eleitoral é favorável ao governador. Numa simulação de segundo turno, Wellington Dias vence Dr. Pessoa (43,20% a 22,20%) e Luciano Nunes (47,60% a 14,60%).
Caso o segundo turno se desse entre Dr. Pessoa e Luciano Nunes, o candidato do Solidariedade venceria com 32,40% dos votos contra 13% do tucano, com uma surpreendente quantidade de não votos: nulos, brancos e eleitores indecisos, neste hipotético segundo turno, somariam 54,60%.
Wellington Dias segue como o mais rejeitado
Embora seja o mais rejeitado entre os candidatos a governador, Wellington Dias não precisa ter razões para se preocupar com esse problema: somente 11% dos entrevistados dizem não votar no petista de jeito nenhum.
A rejeição do governador, no entanto, é pelo menos oito vezes maior que dos adversários: Um percentual de 1,6% dizem não votar de jeito nenhum em Dr. Pessoa, enquanto 1,40% rejeita Elmano Férrer e 1,2% Luciano Nunes.
Os demais candidatos não somam mais que um ponto percentual de rejeição, praticamente os mesmo percentuais de intenção de voto em sondagem estimulada.
No quesito rejeição, a regra é a de não rejeitar a maioria dos candidatos: 81% não rejeitam os postulantes.
Lula lidera pesquisa em Parnaíba (Foto: Ricardo Stuckert)
DATA AZ: Lula tem a preferência de seis entre dez parnaibanos
O ex-presidente Lula, cuja candidatura foi posta, mas sem garantia de que poderá concorrer ao Planalto, tem a preferência de seis em dez eleitores parnaibanos, segundo a pesquisa do Instituto Data AZ. Lula tem 59,80% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 13,80%.
Pesquisa Presidente da República (reprodução: Data AZ)
O terceiro colocado na cidade de Parnaíba é o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 5,60%, seguido por Marina Silva (Rede), com 3,40%. O tucano Geraldo Alckmin tem 1,40% e Álvaro Dias (Podemos), um ponto percentual.
Eleitores indecisos, nulos e brancos somam 13,20%.
DATA AZ: Eleitor indeciso para o Senado soma mais de 64% entre os parnaibanos
A sondagem do Instituto Data AZ para senador em Parnaíba, feita somente de modo estimulado, mostra desinteresse do eleitor em relação à escolha de senador: 64,1% dos eleitores estão indecisos ou dispostos a anular ou votar em branco para um cargo em que se votará duas vezes.
Wilson Martins, Frank Aguiar, Robert Rios e Ciro Nogueira (Fotos: reprodução internet)
Lideram empatados a disputa pelo Senado entre os eleitores de Parnaíba os candidatos Wilson Martins (PSB), com 9,80%, e Frank Aguiar (PRB), com 9,70%, seguidos por Robert Rios (DEM), com 5,80%, e Ciro Nogueira (Progressistas), com 5,70% - igualmente empatados.
O candidato Marcelo Castro (MDB), que faz dobradinha na chapa governista com Ciro Nogueira, é o quinto melhor posicionado na pesquisa, com 2,30%.
Pesquisa para o Senado (reprodução: Data AZ)
Todos os demais candidatos a senador não atingem sequer um ponto percentual.
Na sondagem para medir a rejeição aos candidatos a senador, aparece uma indisposição do eleitor em declarar em qual candidato não votariam de jeito nenhum. A soma dessa indecisão sobre quem rejeitar na corrida pelo Senado soma 88,80%.
Os três mais rejeitados na pesquisa em Parnaíba, são o senador Ciro Nogueira (3%), Frank Aguiar (2,80%), e Wilson Martins (2,20%). Robert Rios tem rejeição de somente um ponto percentual e Marcelo Castro soma 0,80% de eleitores que dizem não votar nele de jeito nenhum.
DATA AZ: Mais de 80% dos parnaibanos não sabem em quem votar para deputado Estadual e federal
Os eleitores de Parnaíba confirmam uma tendência de outras pesquisas já realizadas anteriormente com gigantesco desinteresse em relação à eleição para deputado federal e deputado estadual.
Somam 93,60% os eleitores de Parnaíba que não sabem ou pretendem votar em branco ou anular votos para deputado federal. Para a Assembleia Legislativa essa indecisão é um pouco menor, ficando em 90%.
Pesquisa para Deputado estadual (reprodução: Data AZ)
Somente três nomes somam mais que um ponto percentual nas intenções de voto para deputado estadual entre os eleitores de Parnaíba. Deusimar Tererê, político parnaibano que já foi deputado estadual, é o mais lembrado, com 2,20% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Zé Filho, com 1,60% e Dr. Hélio, com 1,20%.
Pesquisa para Deputado federal (reprodução: Data AZ)
Entre os candidatos a deputado federal, somente Silas Freire tem mais que um ponto percentual (1,20%), seguido por Fábio Abreu (0,80%), Juliana Moraes (0,80%), Rejane Dias (0,60%) e Rodney (0,60%).
DATA AZ: Eleitor aprova Mão Santa, mas ainda não diz se vota no candidato dele
O Data AZ pediu que o eleitor parnaibano dissesse se aprova ou não a gestão do prefeito Mão Santa: 52% aprovam, mas somente 33,80% dizem votar num candidato apoiado por ele.
Mão Santa (Foto: reprodução internet)
Os que reprovam o governo de Mão Santa somam 29,40% e 10,60% são indiferentes à gestão, enquanto 8% não opinam.
Os eleitores que não votariam em um nome apoiado por Mão Santa somam 36% e 17,80% dizem que podem votar, mas impondo uma dependência para isso. Há 12,40% que dizem não ter opinião sobre se votam ou não em candidato apoiado pelo prefeito de Parnaíba.
Na avaliação por conceito, Mão Santa soma 39% de ótimo e bom, contra 30,60% de regular e 25,60% de ruim e péssimo, enquanto 4,80% de eleitores que não sabem ou não opinam.
FICHA TÉCNICA PESQUISA
Número de entrevistas em Parnaíba – 500, das quais 485 na zona urbana e 15 na zona rural.
Período de realização – 16 de agosto de 2018.
Margem de erro – 4,4% para mais ou para menos.
Contratante e realizador: Instituto Data AZ
Registro na Justiça Eleitoral – PI-058657/2018. TSE-BR 08541/2018