DATA AZ: Em Regeneração, Wellington Dias lidera com 44%; indecisos são 41,33%

A margem de erro de 6,1% para mais ou para menos

Por Redação do Portal AZ,

A pesquisa do Instituto Data AZ em Regeneração, em que foi feita sondagem sobre preferências eleitorais, indica que Wellington Dias tem 44% das intenções de votos em mostra estimulada, na qual a soma de nulos, branco e eleitores indecisos chega a 41,33%. Na pesquisa espontânea, o petista aparece com 18%, enquanto nulos, brancos e indecisos somam 78,66%.

Wellington Dias, Dr Pessoa, Luciano Nunes e Elmano Férrer (Fotos: reprodução internet)

O segundo colocado em Regeneração é o deputado estadual Dr. Pessoa, do Solidariedade, com 7,67%, seguido por Luciano Nunes (PSDB), com  3,67%. Elmano Férrer, do Podemos, aparece com 1,33%. Nenhum outro candidato a governador aparece com mais de um ponto percentual. A margem de erro de 6,1% para mais ou para menos.

Pesquisa Estimulada para Governador em Regeneração (reprodução: Data AZ)

O cenário favorável a Wellington Dias em Regeneração se repete em simulações de segundo turno. Ele bateria Dr. Pessoa por ampla margem: 49% a 13,67%, com 37,33% de brancos, nulos e eleitores indecisos.

Num eventual segundo turno com o tucano Luciano Nunes, o petista venceria com folga ainda maior entre os eleitores de Regeneração: 40,67% a 9,67%, com 39,67% de brancos, nulos e eleitores indecisos.

REJEIÇÃO

A regra do eleitor em Regeneração parece ser não rejeitar nenhum dos postulantes ao governo estadual: 87,33% dos eleitos não formam opinião acerca do candidato em que não votariam de jeito nenhum.

O mais rejeitado num eleitora que rejeita pouco é o governador Wellington Dias: 6% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Dr. Pessoa vem a seguir, com 2,67% e Elmano Ferrer tem 1,33% de rejeição.

Nenhum outro candidato teve mais que um ponto percentual de rejeição entre os eleitores de Regeneração.

DATA AZ: Seis em dez eleitores de Regeneração não tem candidatos a senador

Embora o eleitor tenha direito a votar duas vezes para senador nas eleições deste ano, mesmo em pesquisa estimulada é muito grande o número de indecisos em Regeneração, com 62,17% dos entrevistados declarando-se indecisos ou dispostos a votar nulo ou em branco.

Frank Aguiar, Wilson Martins, Ciro Nogueira e Robert Rios (Fotos: reprodução internet)

Os primeiros colocados em pesquisa estimulada para o Senado são o cantor Frank Aguiar (PRB) e o ex-governador Wilson Martins (PSB), ambos com 9,83% das intenções de voto. O segundo colocado é Ciro Nogueira (Progressistas), com 7,67%, seguido por Robert Rios (DEM), com 4,67%.

Pesquisa para Senador em Regeneração (reprodução: Data AZ)

Se considerada a margem de erro da pesquisa, de 6,1% para mais ou para menos, os quatro candidatos melhor posicionados estão tecnicamente empatados.

O candidato do MDB, Marcelo Castro, aparece com um ponto percentual das intenções de voto na pesquisa, atrás da professora de História Albertiza Moreira, do Partido da Causa Operária, que teve 1,33%.

Outros candidatos a senador não obtiveram mais que um por cento das intenções de voto.

REJEIÇÃO

Do mesmo modo como se deu para governador, também registra-se em Regeneração um grau de indisposição dos eleitores em rejeitar os postulantes ao Senado, com 86,33% dos eleitores não emitindo um juízo de valor sobre em qual dos candidatos não votariam de jeito nenhum.

O mais rejeitado para senador é Ciro Nogueira, com 4,67%, seguido por Frank Aguiar (3,67%), Wilson Martins (2,0%).

Nenhum outro candidato teve mais que um ponto percentual de rejeição.

DATA AZ: Lula tem preferência de 8 em 10 eleitores de Regeneração

Na corrida pela Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba e com a candidatura sob risco de ser negada, tem 79% das intenções de voto entre os eleitores de Regeneração. O melhor nome depois dele é o de Jair Bolsonaro (PSL), com 4,33%.

Ex-presidente Lula (Foto: Ricardo stuckert)

Na pesquisa estimulada para presidente, o candidato tucano Geraldo Alckmin aparece com 2,67%, Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) aparecem em quarto lugar, ambos com 1,67%.

Pesquisa para Presidente da República em Regeneração (reprodução: Data AZ)

Nenhum outro candidato obteve mais que um por cento das intenções de voto, enquanto nulo, brancos e eleitores indecisos somaram 10%.

DATA AZ: Um em cinco eleitores de Regeneração vota em Fábio Xavier para deputado estadual

Embora Regeneração siga a regra da elevada indecisão do eleitorado quanto aos candidatos a deputado estadual e federal, Fábio Xavier (PR) tem a preferência de um quinto dos eleitores na corrida por cadeiras na Assembleia Legislativa.

Fábio Xavier lidera pesquisa para deputado estadual (Foto: reprodução internet)

Os eleitores indecisos, nulos e brancos somam em Regeneração 67%, ou seja, dois terços dos votantes.

Pesquisa para Deputado estadual em Regeneração (reprodução: Data AZ)

O deputado estadual Fábio Xavier, cujas raízes familiares são de Regeneração, aparece com 21,33% das intenções de voto. O melhor situado depois dele é Hélio Isaías, com 6,33%.

Wilson Brandão aparece em terceiro lugar, com 2,33% e nenhum outro candidato tem mais que um ponto percentual nas intenções de voto.

DEPUTADO FEDERAL

Se a disputa para deputado estadual em Regeneração tem um concorrente favorito, o mesmo não se repete para a eleição de deputado federal: 89% dos entrevistados estão indecisos ou dispostos a anular e votar em branco.

Pesquisa para Deputado federal em Regeneração (reprodução: Data AZ)

O candidato melhor situado neste mar de indecisão é Silas Freire, com 3% das intenções de voto, seguido por Júlio César, com 2,67% e Átila Lira, com 1,67%.

Os demais postulantes não atingem mais que um ponto percentual.

DATA AZ: Prefeito é desaprovado por quatro em cinco eleitores de Regeneração

Enquanto um de cada cinco eleitores de Regeneração admite votar no deputado estadual Fábio Xavier, o prefeito da cidade, Hermes Teixeira, vive situação inversa: de cada cinco eleitores, quatro desaprovam a administração municipal.

Prefeito Hermes Teixeira. Foto Canal 121

O Data AZ apurou que 75,33% dos eleitores desaprovam a atual gestão, contra apenas 9% que aprovam e 10,67% que nem aprovam nem desaprovam, sendo indiferentes à administração de Hermes Teixeira. Cinco por cento não respondem ou não sabem opinar.

Na avaliação por critérios de negatividade e positividade, o prefeito de Regeneração também não aparece bem. Na soma dos conceitos péssimo (54,67%) e ruim (19,33%), a desaprovação atinge 74%.

Nos conceitos bom e ótimo, Hermes soma apenas 7,66%, ou seja, pouco menos de décimo do percentual de ruim e péssimo.

Os que consideram a gestão regular somam 13% e os que não sabem e não opinam atingem 5,33%.

Essa elevada desaprovação se reflete na incapacidade do prefeito de transferir votos: 63,67% dos entrevistados disseram que não votariam em um candidato apoiado por Hermes Teixeira, contra somente 8,33% que votariam em quem o prefeito indicasse. Há ainda 22,67% dos eleitores que impõem condições para votar em um nome de preferência de Hermes e 5,33% que não sabem nem opinam.

FICHA TÉCNICA PESQUISA

Número de entrevistas – 300, das quais 240 na zona urbana e 60 na zona rural.

Data da realização – 15 de agosto de 2018.

Margem de erro – 6,1% para mais ou para menos.

Realizador e contratante: Instituto Data AZ

Registro na Justiça Eleitoral – PI-003437/2018 e BR-04823/2018

Comente

Pequisar