DATA AZ: Em Floriano, eleitores sem candidatos somam mais que a intenção de voto para governador
Wellington Dias lidera com 40,75%, mas eleitores sem candidato somam 45,50%
A pesquisa do Instituto Data AZ em Floriano mostra que nas sondagens estimulada e espontânea, os indecisos somam a maioria dos eleitores. Na pesquisa estimulada, com liderança de 40,75% do governador Wellington Dias, os eleitores sem candidato (não sabe, não opina, nulos e brancos) somam 45,50%.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Wellington Dias, Luciano Nunes, Dr Pessoa e Elmano Férrer (reprodução: Data AZ)
Na sondagem espontânea, na qual o candidato do PT também lidera (17,25% das intenções de voto), os eleitores sem candidato somam 78,25% dos entrevistados – o que representa praticamente indecisão ou indisposição de votar na razão de 8 para cada 10 votantes.
O segundo colocado em Floriano na disputa pelo governo estadual é o tucano Luciano Nunes, tanto na pesquisa estimulada (6%) quanto na espontânea (2,25%), seguido pelo deputado estadual Dr. Pessoa (Solidariedade), com 1,25% na sondagem espontânea e 2,50% na estimulada.
Pesquisa Estimulada para Governador em Floriano (reprodução: Data AZ)
À exceção de Valter Alencar, do PSC, que obteve um ponto percentual na pesquisa estimulada, todos os demais postulantes ao governo estadual não conseguiram mais que 1% das intenções de voto dos eleitores florianenses.
O cenário favorável a Wellington Dias em Floriano se mantém em simulações de segundo turno. Em um eventual segundo turno naquela cidade, hoje o governador teria praticamente o mesmo desempenho tanto em relação a Dr. Pessoa (45,50% a 13,25%) quanto a Luciano Nunes (45,75% a 13,25%).
Os indecisos ou eleitores sem candidato num segundo turno entre Pessoa e Wellington Dias somariam 41,25%. Em um segundo turno entre Luciano Nunes e Wellington Dias, esse contingente de eleitores somaria 41%;
REJEIÇÃO
A exemplo do que o Data AZ já registrou em Regeneração, há também em Floriano pouca disposição do eleitor em rejeitar os candidatos a governador. O que não têm opinião formada acerca dos candidatos nos quais não votariam de jeito nenhum somam 85% dos entrevistados.
Wellington Dias, com 10,75% de rejeição é o que tem o pior desempenho num eleitorado que rejeita pouco. Dr. Pessoa e Luciano Nunes, com rejeição de somente 1,25% e 1%, respectivamente, são os dois únicos candidatos acima de um ponto percentual neste critério negativo de avaliação do eleitor.
DATA AZ: Lula tem 72,5% das intenções de votos entre os eleitores de Floriano
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 72,40% das intenções de votos para presidente. Isso representa mais de 11,5 vezes o percentual obtido por Jair Bolsonaro, do PSL, segundo colocado com 6,25%.
Ex-presidente Lula (Foto: Ricardo stuckert)
Ciro Gomes (PDT) aparece como o terceiro colocado ainda mais distante do ex-presidente, com 3,75%, seguido por Marina Silva (Rede), com 2,50%.
Pesquisa para Presidência da República em Floriano (reprodução: Data AZ)
O tucano Geraldo Alckmin é citado por menos de um por cento dos eleitores, com 0,75% das intenções de voto, mesmo índice obtido por um ex-tucano, o senador Álvaro Dias, do Podemos.
Nenhum outro candidato a presidente obteve em Floriano mais que meio por cento das intenções de voto, enquanto votos nulos, brancos e eleitores indecisos somaram 13%.
FICHA TÉCNICA PESQUISA
Número de entrevistas – 400, das quais 356 na zona urbana e 44 na zona rural.
Data da realização – 16 de agosto de 2018.
Margem de erro – 4,9% para mais ou para menos.
Realizador e contratante: Instituto Data AZ
Registro na Justiça Eleitoral – PI-02332/2018 e BR-06558/2018
Matérias relacionadas:
DATA AZ: Floriano revela empate entre Ciro e Wilson Martins para o Senado
DATA AZ: Somente dois em cada dez eleitores têm candidato a deputado em Floriano
DATA AZ: Prefeito Joel Rodrigues não transfere votos