Mudança na tributação gera demissões e migração de empresas para o Maranhão

Empresários do setor querem diálogo com o Governo e com os parlamentares

Por Redação do Portal AZ,

Uma mudança na legislação tributária do Estado provocou um aumento nas alíquotas do ICMS, segundo o empresário Joaquim Caldas Neto, que quer uma modificação na tributação dos impostos locais. Ele disse que a mudança perdeu cerca de 30% do faturamento e isso pode provocar demissão de 20% dos trabalhadores do ramo de gêneros alimentícios. Teresina tem cerca de 50 indústrias desse ramo. 

Foto: estadosdinheiro
dinheiro

Além dessa mudança na tributação, ainda incidirá a partir deste mês o reajuste na alíquota do ICMS sobre a energia elétrica, que é um bem de produção. A volta do ICMS na energia ainda vai provocar um impacto financeiro em torno de 6%, o que termina sendo encaminhado para a ponta no preço final do produto para o consumidor.

De acordo com Joaquim Neto, isso também está provocando uma migração das empresas para o distrito industrial de Timon, no Maranhão, pelos incentivos fiscais e alíquotas menores. O empresário confirmou que as secretarias de Indústria e Comércio e a de Desenvolvimento Econômico têm feito a política de atração de empresas, com incentivos fiscais e facilidades para a produção.

Os empresários do setor querem um diálogo com o Governo e com os parlamentares para uma tentativa de mudança na tributação, que inviabiliza a concorrência das empresas piauienses com as de outros estados. “Existe um movimento de migração das empresas do Piauí para o Maranhão. E os postos de trabalho por aqui serão reduzidos. As empresas não podem ser inimigas do Governo. O Governo não pode matar quem fornece o sustento. Quem paga os impostos. Devemos ser parceiros e não inimigos”, adiantou o empresário Joaquim Caldas Neto.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar