Receita antecipa liberação do Programa Gerador do IR 2023 para esta quinta
O objetivo é dar mais tempo para que os contribuintes se organizem
A Receita Federal antecipou para esta quinta-feira (09) a liberação do programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano (ano-base 2022), uma semana antes do previsto. O objetivo é dar mais tempo para que os contribuintes se organizem. O programa pode ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC) ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets Android e iOS.

Apesar da antecipação do programa, o prazo de entrega da declaração não foi alterado e continua de 15 de março a 31 de maio. A diferença é que agora o contribuinte poderá deixar a declaração salva com antecedência, evitando congestionamentos no primeiro dia de entrega.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A declaração pré-preenchida continua prevista para ser enviada em 15 de março.
“A antecipação do PGD [programa gerador da declaração] ajuda o contribuinte que, ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, pode se organizar e juntar a documentação que for necessária. Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos”, explicou o Fisco em comunicado.
A Receita anunciou que quem optar pelo recebimento da restituição via Pix, usando o CPF como chave, terá prioridade no recebimento, assim como quem usar o modelo pré-preenchido. Além disso, a declaração de ações na bolsa de valores agora é obrigatória apenas para quem vendeu ações cuja soma total superou R$ 40 mil ou obteve lucro com a venda em 2022, antes era obrigatória para todos que compraram ou venderam ações.
Fonte: Agência Brasil