Empreendedorismo feminino no Piauí cresce e supera a média nacional
47,20% das empresas do estado são formadas apenas por mulheres
A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) divulgou que o número de empresas constituídas exclusivamente por mulheres no estado atingiu a marca de 125.529, o que representa 47,20% do total de empresas ativas. Esse número é superior à média nacional, que é de cerca de 34%, de acordo com dados do Sebrae.

Em números detalhados são: 53.077 microempreendedoras individuais (MEI), registradas no Portal do Empreendedor; e 72.452 empresas constituídas apenas na Junta Comercial. Quando se leva em consideração as empresas ativas com, pelo menos, uma mulher como sócia, o número sobe para 82.156 empresas registradas. Estima-se que esses números sejam bem maiores pois não estão inclusas as empresas abertas em cartórios de pessoas jurídicas do estado.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, destacou que muitas mulheres empreendem por necessidade, buscando sustentar suas famílias e complementar sua renda, mas também ressaltou a capacidade das empreendedoras em lidar com múltiplas funções e desempenhar seus papéis com excelência.
“São mulheres que, buscando um meio de sustentar a família e complementar a renda, acabam se descobrindo empreendedoras. Nós mulheres temos a capacidade em lidar e exercer várias funções ao mesmo tempo, somos mães, filhas, empresárias, funcionárias, esposas, chefes de família, e desempenhamos esses papéis com excelência”, comentou a gestora.
As atividades econômicas mais populares entre as empresas constituídas por mulheres no Piauí incluem comércio e serviços, com destaque para varejo de vestuário e acessórios, serviços de beleza, mercadorias em geral, cosméticos e produtos de perfumaria, restaurantes e promoção de vendas.
Fonte: Com informações da JUCEPI