Agência de classificação de risco melhora a nota do Brasil para investimentos

A Fitch prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real em 2,3% em 2023

Por Redação do Portal AZ,

A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, alterou, nessa quata-feira (26), a nota do Brasil, refletindo uma perspectiva mais positiva para a economia brasileira. Segundo a agência, a harmonia entre os poderes é vista como fundamental para recuperar o grau de investimento.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasileconomia
economia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a notícia e ressaltou os desafios para os próximos meses, afirmando que o próximo ano será crucial para atingir metas e regulamentar propostas aprovadas neste ano.

A Fitch prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real em 2,3% em 2023, uma projeção superior à esperada anteriormente (0,7%), porém menor do que a estimativa das autoridades brasileiras (2,6%). A agência destaca que a agenda econômica do governo precisa ser forte o suficiente para alcançar esse crescimento.

A  agência também destaca que, desde que assumiu o cargo em janeiro, o presidente Lula tem avançado em sua agenda política, mesmo enfrentando um Congresso conservador e polarização persistente.

A Fitch Ratings é uma agência que atribui notas de risco de crédito a governos e empresas em todo o mundo, classificando-os em grupos especulativos e de investimento. Com a melhoria na nota do Brasil, espera-se uma perspectiva mais positiva para a economia, contribuindo para o crescimento e aperfeiçoamento das finanças públicas do país. O Ministério da Fazenda reforça o compromisso com a agenda de reformas, buscando melhorar o balanço fiscal, reduzir taxas de juros, ampliar investimentos e gerar empregos, buscando o desenvolvimento econômico e social do país.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar