Alckmin anuncia programa bilionário para impulsionar indústria brasileira

Com investimento de R$ 300 bilhões até 2026, o vice-presidente destaca metas e foco na 'indústria da descarbonização

Por Carlos Sousa,

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, revelou detalhes do ambicioso programa "Nova Indústria Brasil" em uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (22/1). O projeto, que visa impulsionar o setor industrial do país, terá um investimento expressivo de cerca de R$ 300 bilhões, parte do qual será proveniente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Foto: Ed Alves/CB/DA.PressO vice-presidente citou uma série de ações previstas no plano e citou o programa que estimula empresas que sofrem com a depreciação acelerada de seus maquinários
O vice-presidente citou uma série de ações previstas no plano e citou o programa que estimula empresas que sofrem com a depreciação acelerada de seus maquinários

Ao abrir a solenidade, Alckmin destacou as metas e ações que já estão em execução no país para expandir o setor industrial, afirmando que o Brasil está entrando na era da "indústria da descarbonização, exportadora e competitiva". O vice-presidente enfatizou o compromisso do governo com a transformação da indústria brasileira, que busca se tornar mais sustentável, eficiente e globalmente competitiva.

Durante o evento, Alckmin mencionou que o Brasil avançou significativamente no ranking industrial global, saindo da 78ª posição para a 58ª em volume físico de produtos industriais ao longo do último ano. Apesar desses avanços, o vice-presidente reconheceu que ainda há desafios a serem superados.

Dentre as iniciativas do plano, Alckmin destacou um programa destinado a empresas que enfrentam a depreciação acelerada de seus maquinários. A indústria terá incentivos fiscais para a substituição rápida dessas máquinas, reduzindo o período médio de utilização de 15 para 2 anos. O objetivo é promover a eficiência energética e melhorar a produtividade do parque industrial brasileiro.

Ao finalizar sua apresentação, Alckmin ressaltou a importância da renovação do parque industrial como parte integrante do plano para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil, reiterando o compromisso do governo com avanços na indústria, equilíbrio fiscal e responsabilidade ambiental até 2024.

Fonte: Correio Braziliense

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar