Número de desempregados caiu 17,6% em 2023
Queda reforça tendência de recuperação do mercado de trabalho pós-pandemia.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (31) que o número de desempregados em 2023 registrou uma queda significativa de 17,6% em comparação com o ano anterior, totalizando uma média de 8,5 milhões de pessoas desocupadas ao longo do ano.

De acordo com o instituto, essa redução reforça uma tendência de recuperação do mercado de trabalho após o período de impactos causados pela pandemia.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
"Os resultados indicam uma recuperação expressiva do mercado de trabalho. Além da diminuição das taxas de desemprego, observa-se também uma redução no desalento. Isso significa que pessoas que estavam praticamente fora do mercado estão retornando e conseguindo ocupação", avaliou o analista socioeconômico do IBGE, Jefferson Mariano.
O número de pessoas desalentadas, que compreende a população em idade de trabalhar mas que não procura emprego, também apresentou uma queda de 12,4% no ano, totalizando 3,7 milhões de pessoas.
Com a redução na desocupação, o país fechou o ano com uma taxa média de desemprego de 7,8%, representando uma queda de 1,8 ponto percentual em comparação com 2022 e alcançando o menor patamar desde 2014.
Fonte: CNN Brasil