CIEPI homenageia pessoas e entidades com o "Prêmio Amigo do Empreendedorismo"
A premiação reconhece as contribuições para o desenvolvimento econômico do Piauí
O Centro das Indústrias do Piauí (CIEPI) realizou na noite desta terça-feira (28) a terceira edição do "Prêmio Amigo do Empreendedorismo". O evento reuniu empresários associados e instituições parceiras para homenagear personalidades e entidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico do Estado. Seis homenageados foram reconhecidos por suas ações em prol do empreendedorismo local.
Este ano, os homenageados foram Raimundo Nonato de Albuquerque Júnior, fundador da Hot Sat; Laurita Medeiros Valle de Sousa, fundadora da HL Premoldados; o Sebrae Piauí; Instituto Federal do Piauí (IFPI); e o escritório de advocacia Escórcio Mendes. O título de sócio vitalício foi entregue ao empresário e engenheiro civil, Gilberto Pedrosa, por sua contribuição à capital como engenheiro e membro ativo do CIEPI.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Durante a abertura da solenidade, o presidente do CIEPI, Federico Musso, enfatizou a importância de reconhecer os empreendedores do Piauí. "Esse prêmio reconhece a importância do empreendedor dentro do nosso Estado. Nós precisamos acreditar mais no potencial do Piauí, nas pessoas da nossa terra e correr riscos para podermos avançar cada vez mais", afirmou.
O vice-presidente e idealizador do Prêmio Amigo do Empreendedorismo, Andrade Júnior, destacou a indústria como solução para o país. "Criamos o Prêmio Amigo do Empreendedorismo ainda em 2021, para reconhecer as pessoas que levam esse objetivo de empreender, de contribuir com o desenvolvimento do Estado e do entorno onde está estabelecido", relembrou.
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi premiado pela primeira vez pelo fomento à inovação e ao empreendedorismo, em parceria com o CIEPI, proporcionando oportunidades de pesquisa para estudantes de pós-graduação. O representante do IFPI, prof. Dr. Gilvan Moreira, destacou a importância do prêmio e as perspectivas de novos projetos. "Esse prêmio coroa a parceria entre o IFPI e o CIEPI. Esperamos ainda mais projetos e que essa parceria venha se estreitar ainda mais nos próximos anos", disse.
Representando o Sebrae Piauí, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Filemon Paranaguá, reafirmou o compromisso da instituição com o empreendedorismo no Estado. "É uma satisfação muito grande receber esse prêmio em nome do Sebrae no Piauí. Nós pretendemos, cada dia mais, estar presente e de mãos dadas com o empreendedor do Piauí, pois somos um Estado de oportunidades," completou.
Raimundo Nonato de Albuquerque Júnior, fundador da Hot Sat, destacou a visão empreendedora do pai e a expansão dos negócios. "A importância da Hot Sat para o nosso Estado, hoje, se torna ainda maior, pois agora estamos priorizando o nosso quintal, a nossa terra. E, por isso, vão nascer várias indústrias no nosso segmento", revelou.
Laurita Medeiros Sousa, fundadora da HL Premoldados, relembrou sua trajetória de resiliência. "Comecei por conta da necessidade. Na época, não tinha emprego para engenheiro. Depois, comecei a empreender na Indústria. Me sinto muito grata por essa homenagem", agradeceu.
Os sócios do escritório Escórcio Mendes Advogados, Abel Escórcio e Fred Mendes, também foram homenageados. "O CIEPI nos proporcionou uma entrada para que a gente possa aconselhar e dar informações ao empresariado do Piauí. Queremos que vocês produzam, sem se preocupar com impostos. Pois, a cabeça do empreendedor precisa estar voltada a empreender", afirmou Abel Escórcio.
Gilberto Pedrosa, agora sócio vitalício do CIEPI, mencionou as dificuldades enfrentadas pela indústria. "Uma citação sobre a qual reflito sempre quando uma dificuldade aparece é: ‘quem não desiste, se supera’. É o que eu penso diante das dificuldades que a indústria enfrenta em nosso país, em particular o nosso Estado", refletiu Pedrosa.
O "Prêmio Amigo do Empreendedorismo" foi idealizado pelo CIEPI para celebrar o Dia da Indústria, comemorado anualmente em 25 de maio. A premiação deste ano reforçou a importância do reconhecimento dos esforços dos empreendedores e instituições que contribuem para o desenvolvimento econômico do Piauí.
Fonte: Ícone Comunicação