Endividamento atinge cerca de 1 milhão de piauienses
Apesar desse número, Piauí tem a menor taxa de endividamento do país
Pelo menos 36% da população adulta do Piauí está endividada, de acordo com o levantamento Mapa do Endividamento, divulgado recentemente pelo Serasa. Isso representa cerca de 1 milhão de piauienses vivendo em situação de inadimplência, incapazes de manter suas contas em dia. No entanto, o Piauí ainda possui a menor taxa de endividamento do Brasil.

A economista Jordânia Sales, em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia, afirmou que a facilidade para a aquisição de empréstimos, cartões de crédito e outras formas de pagamento contribui para o aumento do endividamento. "A economia é isto, é o consumo, mas esse consumo deve ser consciente", ponderou.
O Piauí apresenta uma taxa de endividamento inferior à média nacional, ficando atrás de estados como Ceará (45,76%) e Tocantins (45,57%), que possuem as maiores taxas de endividamento do país. Ainda assim, o dado é preocupante, pois dívidas atrasadas podem levar à negativação do CPF, resultando em dificuldades para obter empréstimos, financiamentos e acesso a linhas de crédito.
Com o nome negativado, o poder de compra dos cidadãos diminui, o que pode impactar negativamente a economia a longo prazo. Jordânia Sales destacou que o consumo por impulso, incentivado pelas facilidades de crédito, é um dos fatores que explicam a inadimplência. "Essa questão de hoje, de facilidade de crédito, é o que aumentou essa questão do endividamento", observou a economista.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Alepi