Nova ferramenta da Microsoft promete corrigir erros do apagão cibernético

O software disponibilizado pode ser usado a partir de um pendrive gratuitamente

Por Dominic Ferreira,

Usuários do Windows enfrentaram, na última sexta-feira (19/7),  travamentos e o temido erro da tela azul devido a um apagão cibernético provocado por um erro da empresa de cibersegurança CrowdStrike. Em resposta, a Microsoft lançou uma ferramenta oficial para resolver o problema.

Foto: ReproduçãoMicrosoft
O software disponibilizado pode ser usado a partir de um pendrive gratuitamente.

O software gratuito pode ser instalado utilizando um pendrive, permitindo que os usuários restaurem seus sistemas para um estado anterior ao “bug”. Ao executar o boot diretamente pelo pendrive, uma rotina automática abre o Windows e remove o arquivo da CrowdStrike que causou a interrupção de serviços em diversas empresas, incluindo companhias aéreas, bancos e supermercados.
A Microsoft informou que cerca de 8,5 milhões de computadores foram afetados pelo apagão cibernético, representando aproximadamente 1% do total de usuários do sistema operacional da empresa. “Embora este não tenha sido um incidente da Microsoft, como impacta nosso ecossistema, queremos fornecer uma atualização sobre as medidas que tomamos com a CrowdStrike”, afirmou a gigante da tecnologia em nota oficial.
David Weston, vice-presidente de segurança corporativa e sistema operacional da Microsoft, destacou que a empresa manteve contato contínuo com desenvolvedores desde o incidente para coletar e liberar soluções. "Nós reconhecemos a disrupção que esse problema causou em empresas e na rotina diária de vários indivíduos. Nosso foco é entregar aos consumidores guias técnicos e suporte para trazer os sistemas impactados de volta ao normal", afirmou Weston.
Para realizar a recuperação, a ferramenta requer alguns requisitos mínimos: o sistema deve ser um cliente do Windows em formato 64 bits, com pelo menos 8 GB de armazenamento interno livre. Além disso, o pendrive utilizado deve ter no mínimo 1 GB de capacidade, e a ação deve ser realizada por uma conta com privilégios de administrador.
Essa rápida resposta da Microsoft visa minimizar os impactos do erro e garantir a estabilidade dos sistemas operacionais de seus usuários, proporcionando um caminho claro para a recuperação e a continuidade das operações normais.

Fonte: Correio Braziliense

Comente

Pequisar