Governo expande programa de vale-gás com iniciativa "Gás para Todos"

Novo programa visa combater pobreza energética e alcançar 20 milhões de famílias até 2025

Por Dominic Ferreira,


O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (26/8), uma ampliação significativa do programa vale-gás, com o lançamento da iniciativa "Gás para Todos". O anúncio foi feito pelo ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, após uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: Reprodução/Henrique Lessa/CB/D.A Press"Vale Gás"
O programa "Gás para Todos" visa combater pobreza energética e alcançar 20 milhões de famílias até 2025.

Segundo Silveira, o novo programa tem como objetivo fornecer botijões de gás de cozinha a mais de 20 milhões de famílias brasileiras até dezembro de 2025, tornando-se o maior programa de acesso ao cozimento limpo do mundo. "O governo federal vai fornecer o botijão de gás de cozinha para mais 20 milhões de famílias, até dezembro de 2025. Será o maior programa de acesso ao cozimento limpo do mundo: o gás para todos, gás popular", afirmou o ministro.
Atualmente, o programa vale-gás beneficia cerca de 5,2 milhões de famílias, oferecendo um auxílio de R$ 102 por botijão de gás. Com a expansão proposta, o número de beneficiários aumentará drasticamente, tornando o programa comparável em abrangência ao Bolsa Família.
Além da ampliação do vale-gás, a reunião do CNPE também resultou em outras importantes medidas voltadas para o setor energético. Entre elas, o presidente Lula assinou um decreto que prevê a depreciação acelerada de sistemas de tanques para o transporte de combustíveis, uma medida destinada a fomentar a indústria de gás natural e reduzir o custo do combustível no país.

Fonte: Correio Braziliense

Comente

Pequisar