G20 discute princípios para desenvolvimento sustentável da bioeconomia global
Relatório focado em biocombustíveis e biodiversidade será definido nesta quarta-feira
Representantes do G20 se reúnem no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (11), para definir um texto com dez princípios fundamentais para o desenvolvimento da bioeconomia no mundo. O documento precisa da aprovação unânime dos 19 países membros, além da União Europeia e União Africana, e será levado à Cúpula do G20, marcada para novembro, também no Rio.
Entre os principais temas discutidos pelo grupo estão a produção de biocombustíveis e a cooperação técnico-científica entre os países. A proposta brasileira para essa cooperação envolve a troca de conhecimento na área de bioeconomia, incluindo o uso estratégico da biodiversidade e biotecnologia, além de economias florestais e biossegurança.
A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, destacou que a bioeconomia é central para a transição ecológica e a criação de uma sociedade mais justa e sustentável. "Ela não apenas impulsiona o crescimento econômico, mas também reforça uma economia ética, inclusiva e regenerativa, sem deixar ninguém para trás", disse Marina.
A bioeconomia se baseia na utilização de recursos biológicos para desenvolver inovações que promovam produtos e serviços mais sustentáveis, pavimentando o caminho para um novo ciclo de prosperidade inclusiva.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Agência Brasil