Geração Z se destaca no setor de franquias com novas iniciativas e crescimento

Pesquisa do Sebrae revela que 8 milhões de jovens comandam negócios em expansão no Brasil

Por Dominic Ferreira,


A Geração Z está se destacando no setor de franquias e empreendedorismo no Brasil, com cerca de 8 milhões de jovens entre 18 e 24 anos à frente de seus próprios negócios. A revelação faz parte do Monitor Global de Empreendedorismo, publicado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A pesquisa mostra um panorama crescente do envolvimento juvenil no setor.

Foto: Reprodução/Instagram/Isadora NegrãoIsadora Negrão, fundadora da Bem Querer Donuts, começou a empreender aos 15 anos.
Isadora Negrão, fundadora da Bem Querer Donuts, começou a empreender aos 15 anos.

A pesquisa indica que os jovens dominam a taxa de empreendedorismo inicial (TEA), com quase 22% dos empreendedores sendo da faixa etária mencionada, e 14,7% envolvidos em novos empreendimentos. A motivação entre esses jovens é marcada pelo desejo de "fazer a diferença no mundo", com 76,5% destacando essa intenção.
Guilherme Carvalho, coordenador Regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) Centro-Oeste, atribui essa tendência ao desejo crescente de autonomia e flexibilidade, além do acesso a cursos e capacitações específicas. "O desejo de ter o próprio negócio é forte no Brasil e tem aumentado nos últimos anos. Os jovens estão cada vez mais envolvidos devido ao boom dos negócios digitais e à facilidade proporcionada pela tecnologia", afirma Carvalho.
Exemplos de sucesso
A pesquisa do Sebrae destaca vários exemplos de sucesso de jovens empreendedores. Entre eles está a Wepink, uma empresa de cosméticos fundada em 2021 por Virgínia Fonseca, Samara Pink e Thiago Stabile. A marca, que surgiu para tratar acne, alcançou um faturamento de R$ 360 milhões e planeja abrir 60 franquias em 2024.
Outro exemplo é a Frango no Pote, liderada por Carlos Junior, que assumiu a CEO aos 21 anos. Com um faturamento de R$ 110 milhões em 2023, a rede de fast-food expandiu para mais de 100 unidades no Brasil. Carlos Junior iniciou sua jornada empreendedora vendendo cookies e pão de mel na escola e, após estudos em gastronomia, ajudou a levar a empresa da família a novos patamares.
Isadora Negrão, fundadora da Bem Querer Donuts, começou a empreender aos 15 anos, inspirada por uma viagem à Colômbia. A marca, que começou com vendas na escola, agora possui mais de 23 lojas e um faturamento anual de R$ 18 milhões.
A Peça Rara Brechó, fundada por Bruna Vasconi, também é um exemplo notável. Com mais de 150 unidades em operação e um faturamento previsto de R$ 300 milhões até o final de 2024, a rede de brechós mostra o crescimento significativo de empreendimentos liderados por jovens.

Fonte: Correio Braziliense

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