Receita Federal inicia consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2024
Contribuintes poderão acessar informações sobre restituições a partir das 10h desta segunda-feira (23)
A Receita Federal do Brasil abre, nesta segunda-feira (23), a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024. O lote é composto por 511.025 restituições, totalizando um crédito de R$ 1.032.907.305,12, incluindo também restituições residuais de exercícios anteriores.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
No Piauí, 4.274 contribuintes receberão um total de R$ 7.794.686,30. O crédito bancário será realizado ao longo do dia 30 de setembro, beneficiando diversos grupos prioritários:
- 11.188 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 6.731 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 201.381 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX;
- 106.289 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição
Os contribuintes podem verificar a situação de suas restituições acessando o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicando em "Meu Imposto de Renda" e selecionando "Consultar a Restituição". A plataforma oferece orientações e a possibilidade de consultar a situação da declaração por meio do extrato de processamento no e-CAC.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets, permitindo consultas diretas sobre a liberação das restituições e a situação do CPF.
Pagamento e reagendamento
As restituições são pagas exclusivamente em contas bancárias de titularidade dos contribuintes. Em caso de erro nos dados bancários, a Receita Federal oferece o serviço de reagendamento pelo Banco do Brasil, disponível por até um ano após a primeira tentativa de crédito. Os contribuintes podem corrigir os dados bancários pelo portal do BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento.
Caso o valor da restituição não seja resgatado no prazo de um ano, os contribuintes devem solicitar a restituição não resgatada pelo Portal e-CAC, acessando o menu de Declarações e Demonstrativos.
Fonte: Receita Federal no Piauí