Acerola dos Tabuleiros Litorâneos de Parnaíba é exportada para EUA e Europa

Com alta produção e qualidade, fruto impulsiona economia piauiense com apoio governamental

Por Dominic Ferreira,

A acerola, rica em vitamina C, tem colocado o Piauí no mapa das exportações internacionais. Produzida no Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba, a fruta é exportada para os Estados Unidos e países da Europa, além de abastecer o mercado nacional. Com 350 hectares dedicados ao cultivo, a produção ultrapassou 4.213 toneladas em 2023, segundo dados da Associação dos Irrigantes do Perímetro.

Foto: Reprodução/Francisco LealPiauí exporta acerola dos Tabuleiros Litorâneos de Parnaíba para os EUA e Europa
Com alta produção e qualidade, fruto impulsiona economia piauiense com apoio governamental.

No total, 39 dos 72 produtores da região se dedicam à acerola, que é vendida in natura ou em polpa, no caso do fruto maduro. Já a acerola verde, mais rentável, é transformada em pó de vitamina C, utilizado por indústrias farmacêuticas e cosméticas, principalmente no exterior. "Hoje, nosso grande mercado é a acerola verde, com compradores nos Estados Unidos e Europa", explica José Clarindo Brito, presidente da Associação dos Irrigantes.

Foto: Reprodução/Francisco LealOK

Além da acerola, os Tabuleiros Litorâneos se destacam na produção de banana, coco, melancia, e, mais recentemente, no cultivo experimental do açaí. A agricultura familiar e a segurança hídrica do projeto garantem não apenas o abastecimento interno, mas também a exportação de diversos produtos.
O Governo do Piauí é um importante parceiro na expansão desse setor, oferecendo assistência técnica, pesquisa e financiamento por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e outras entidades. O projeto dos Tabuleiros, que conta com mais de 2.500 hectares de área irrigada, é uma iniciativa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e promove a geração de empregos e renda na região.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar