Número de inadimplentes no Brasil cai em agosto, com 200 mil nomes a menos
Redução retoma tendência de queda em 2024, com setor de serviços liderando recuperação, diz Serasa
O número de brasileiros inadimplentes caiu significativamente em agosto, com 200 mil pessoas a menos registradas como devedoras em comparação a julho, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (24), mostra que o total de inadimplentes no país chegou a 72,4 milhões, voltando aos níveis observados no início do ano, em janeiro e fevereiro, e marcando a terceira menor taxa de endividamento em 2024.
Entre as principais causas da inadimplência, o setor de serviços apresentou a maior queda, com uma redução de 1,22 pontos percentuais (pp) em relação a julho. O setor de bancos e cartões de crédito, responsável por 27,9% das dívidas, registrou a segunda maior redução, com queda de 0,46 pp no mesmo período. As contas de água, luz e gás também apresentaram leve redução, com uma queda de 0,15 pp.
Em contrapartida, o setor de telecomunicações foi o único que registrou aumento, com alta de 0,5 pp, indicando uma quase estagnação na recuperação desse segmento.
Para ajudar a reduzir ainda mais a inadimplência, a Serasa anunciou sua campanha "Limpa Nome", que inclui 550 milhões de dívidas de mil empresas com ofertas de descontos. Os consumidores podem negociar diretamente pela plataforma, seja pelo site ou aplicativo, facilitando o pagamento e regularização das dívidas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: CNN Brasil