Outubro terá maior bandeira tarifária e conta de luz mais cara do ano
Bandeira tarifária de outubro será vermelha patamar 2, com aumento de R$ 7,88 por 100 kWh
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, o que adicionará uma cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Este é o nível mais caro do sistema de bandeiras tarifárias, sendo acionado pela primeira vez desde agosto de 2021.
O principal fator para a mudança foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa expectativa de chuvas para os reservatórios das hidrelétricas, além da elevação no preço do mercado de energia elétrica em outubro.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Desde abril de 2022, a bandeira tarifária vinha sendo majoritariamente verde, com uma interrupção em julho de 2024, quando foi acionada a bandeira amarela. A bandeira voltou a ser verde em agosto, mas em setembro foi ajustada para vermelha patamar 1. No mês passado, a Aneel chegou a anunciar a bandeira vermelha patamar 2, mas posteriormente corrigiu a informação.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel para refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos, dependendo das condições de geração, como a disponibilidade de água nos reservatórios e a necessidade de acionar fontes de energia mais caras, como as termelétricas.
A Aneel destacou que o sistema de bandeiras tarifárias permite ao consumidor ajustar seu consumo de energia conforme as variações tarifárias, contribuindo para a redução do valor total da conta.
Fonte: Agência Brasil