Piauí encabeça qualificação de mão de obra para produção de Hidrogênio Verde

Com lei sancionada, Rafael Fonteles visa gerar mão de obra para o setor de energia limpa

Por Carlos Sousa,

O estado do Piauí deu mais um passo em direção à sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico com a criação de sua Política Estadual de Qualificação para Produção de Hidrogênio Verde (H2V). Sancionada nesta quarta-feira (9) pelo governador Rafael Fonteles, a medida, instituída pela lei nº 8.515, visa fomentar a pesquisa científica e tecnológica, promovendo a capacitação de estudantes e trabalhadores para atuar no setor de produção de H2V e seus derivados.

Foto: Governo do PiauíHidrogênio Verde
Hidrogênio Verde

A nova política estabelece diretrizes para qualificação de mão de obra em níveis médio, técnico e superior, com foco em preparar os piauienses para as demandas do mercado de energia limpa. O objetivo é não apenas qualificar profissionais, mas também inovar no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, criando uma base sólida para a produção e o processamento de H2V no estado.

Uma das principais metas da política é mapear os desafios tecnológicos que possam impedir a expansão do mercado de H2V e buscar soluções para superá-los. Além disso, o estado buscará parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais, para desenvolver redes de pesquisa e inovação que promovam projetos cooperativos.

O Governo do Piauí ficará responsável por regulamentar as normas complementares que viabilizarão a execução dessa política, monitorando e avaliando os esforços voltados à implantação do mercado de hidrogênio verde, tanto no Brasil quanto internacionalmente. A ideia é identificar oportunidades de colaboração que possam impulsionar ainda mais o setor.

Esta é a segunda política pública voltada para o Hidrogênio Verde sancionada no estado recentemente. Em agosto, o governador já havia instituído uma política estadual de H2V, focada na criação de uma cadeia produtiva capaz de aumentar a participação do hidrogênio verde na matriz energética do Piauí e atrair investimentos para infraestrutura. Atualmente, os projetos de H2V no estado somam R$ 212 bilhões em investimentos.

O Piauí tem se destacado no cenário nacional por sua busca ativa por investimentos e pelo desenvolvimento de projetos de energia limpa. Durante uma visita recente ao estado, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o Piauí tem um papel central no debate sobre a produção de H2V no Brasil, especialmente com os projetos em desenvolvimento na região de Parnaíba.

O estado, que já conta com 57 projetos de hidrogênio verde em diferentes fases, visa se posicionar como um dos principais polos de produção dessa fonte de energia no país. Segundo o governador Rafael Fonteles, essa nova política de qualificação de mão de obra reforça o compromisso do Piauí em liderar o futuro da energia limpa no Brasil.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar