Governo prevê bandeira verde nas contas de luz para dezembro devido as chuvas

Expectativa de redução na tarifa energética é impulsionada por condições climáticas favoráveis

Por Dominic Ferreira,


O Ministério de Minas e Energia projeta que a bandeira tarifária para dezembro seja verde, o que representaria uma boa notícia para os consumidores, já que a tarifa não teria acréscimos adicionais. A expectativa é baseada nas chuvas que ocorreram em outubro e início de novembro, que ajudaram a melhorar as condições para geração de energia no país, segundo fontes ligadas ao ministério.

Foto: Reprodução/rawpizel.com/FreepikTarifa verde
Expectativa de redução na tarifa energética é impulsionada por condições climáticas favoráveis.

A bandeira verde significa condições favoráveis de geração energética, que não requerem cobranças extras nas contas de luz. Em novembro, a bandeira tarifária foi amarela, sinalizando um cenário menos favorável, o que resultou em um acréscimo de R$ 0,01885 por quilowatt-hora (kWh) consumido, visando compensar os custos mais elevados de geração elétrica.
A situação atual marca uma melhora após períodos recentes de alta na tarifa, como a bandeira vermelha em outubro, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No patamar mais alto da bandeira vermelha (patamar 2), os consumidores pagaram uma taxa extra de R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos, reflexo das condições mais desafiadoras e caras para gerar energia elétrica.
Essa oscilação nas bandeiras tarifárias acompanha o cenário de chuvas. Desde abril de 2022, o país vinha mantendo a bandeira verde até julho de 2024, quando a estiagem interrompeu a sequência. Após alternâncias nos últimos meses, a previsão otimista para dezembro alimenta esperanças de alívio nas tarifas energéticas para os brasileiros com o fim de 2024.

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar