Governo lança programa para maior representatividade racial no comércio exterior
Iniciativa busca ampliar presença de negros e pardos em posições estratégicas no setor
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, junto à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lançou nesta quinta-feira (7), em Brasília, um programa para incentivar a representatividade racial no comércio exterior brasileiro. O evento contou também com a participação da primeira-dama, Janja da Silva, e marcou o início de um compromisso com ações de inclusão racial no setor, visando reduzir desigualdades históricas.
Durante o evento, um estudo apresentado pelo MDIC revelou um aumento na participação de trabalhadores pretos e pardos em empresas de exportação e importação nos últimos anos, mas apontou uma preocupante sub-representação desses grupos em cargos de liderança. Segundo os dados, apenas 8,9% dos cargos de diretoria e 21% das posições gerenciais são ocupados por pessoas negras e pardas, evidenciando a necessidade de mudanças estruturais para garantir uma inclusão mais ampla e equitativa.
O programa propõe ações concretas como a premiação de empresas comprometidas com a inclusão racial, além de cursos de capacitação para jovens negros interessados em atuar no comércio exterior. “O governo do presidente Lula está comprometido em reduzir a desigualdade racial no país”, declarou Alckmin, enfatizando que o comércio exterior pode ser um motor para gerar mais emprego, renda e inclusão social no Brasil.
Entre os objetivos da iniciativa estão o aumento da participação de empreendedores e profissionais negros no setor, através de mentorias, redes de apoio e incentivos à visibilidade internacional dos produtos e serviços oferecidos por empreendedores negros.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Correio Braziliense