Piauí receberá R$ 29 milhões para famílias agricultoras em situação de pobreza
Programa Nacional de Fomento Rural incentiva inclusão produtiva e melhora de qualidade de vida no campo
Representantes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) do Piauí participaram nesta semana, em Brasília, do Encontro Nacional do Programa de Fomento Rural, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A reunião tem como objetivo alinhar as estratégias de execução do programa, que destinará R$ 29 milhões a famílias de agricultores no Piauí em situação de pobreza ou extrema pobreza, promovendo a inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável no campo.
O programa, que faz parte de uma iniciativa do MDS em parceria com o governo estadual, prevê a elaboração de projetos produtivos voltados a famílias que dependem da agricultura para subsistência. Segundo o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, o encontro fortaleceu a colaboração entre o Piauí e o MDS para a execução da iniciativa, ampliando os esforços em prol das famílias mais vulneráveis no estado. “O Fomento Rural é uma política pública essencial que direciona recursos para investir em atividades produtivas, melhorando a qualidade de vida dos agricultores”, destacou Coutinho.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Cadastro de beneficiários e trocas de experiências
No Piauí, as secretarias SAF e Sada estão focadas no levantamento das famílias que atendem aos critérios do programa. O diretor de Pesquisa e Gestão Ambiental da Sada, Geyson Moura, enfatizou que a participação no encontro possibilitou o aprendizado com outras experiências bem-sucedidas de estados, o que irá fortalecer a implementação do programa no Piauí. “A troca de vivências com outras regiões que já executam o programa nos ajuda a refinar nossas ações e garantir que o programa seja eficiente para promover uma melhor qualidade de vida para os agricultores”, disse Moura.
Parcerias estratégicas e inclusão produtiva
A coordenadora de Fomento Rural do MDS, Ana Amélia da Silva, pontuou que a aliança entre o governo federal e as secretarias estaduais é essencial para o sucesso da iniciativa. “Estamos alinhando estratégias com os estados, visando compartilhar experiências e implementar uma inclusão produtiva rural que fortaleça essas comunidades”, explicou a coordenadora. O evento trouxe discussões sobre os significados e a importância da inclusão produtiva, que é central no programa.
Essa ação de apoio a agricultores em situação de vulnerabilidade reflete o compromisso com a construção de políticas públicas integradas, possibilitando que famílias rurais tenham acesso a recursos e assistência técnica para fortalecer suas produções, além de promover melhorias em suas condições socioeconômicas.
Fonte: Governo do Piauí/SAF