Banco Central reporta vazamento de dados de 644 chaves Pix de clientes da Caixa
Incidente ocorreu em setembro e expôs informações cadastrais, mas não dados sigilosos
O Banco Central (BC) informou, na sexta-feira (8), que ocorreu um vazamento de dados envolvendo 644 chaves Pix de clientes sob a guarda da Caixa Econômica Federal. Segundo o BC, o incidente aconteceu entre os dias 24 e 25 de setembro devido a "falhas pontuais nos sistemas" da instituição financeira, expondo informações como nome, CPF, agência e número de conta dos usuários.
O BC explicou que não foram expostos dados sensíveis como senhas, movimentações financeiras ou saldos bancários, preservando assim informações sigilosas. A autoridade monetária enfatizou que os dados acessados são de natureza cadastral, o que impede qualquer movimentação de recursos ou acesso direto às contas dos clientes afetados.
A Caixa Econômica Federal, em nota, reforçou que não houve acesso a informações de natureza bancária, fiscal ou patrimonial, e destacou que a situação foi rapidamente identificada e corrigida. Os clientes impactados foram notificados, e a instituição continua monitorando a situação para garantir a segurança dos dados.
Este é o 11º vazamento de dados de usuários do Pix registrado em 2024. Em setembro, o BC já havia relatado outros três incidentes semelhantes em instituições como Qesh, Shopee e BTG Pactual, que impactaram, ao todo, 62.209 clientes. Desde 2021, foram contabilizados 16 incidentes de segurança relacionados ao Pix. O BC informou que aplicará as sanções previstas em regulação após a conclusão da apuração detalhada do caso.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Correio Braziliense