Fila do INSS aumenta mais de 30% em 3 meses e supera 1,7 milhões de solicitações

Milhares de benefícios aguardam análise há mais de 45 dias, superando prazo constitucional

Por Dominic Ferreira,


A fila de espera para concessão de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou um aumento de 33% entre junho e setembro deste ano, com cerca de 445 mil novos pedidos em análise. Atualmente, o número total de requerimentos em espera atinge 1,79 milhão, de acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), divulgado na terça-feira (12). Esse acúmulo reflete um desafio crescente para o instituto, que tem como prazo constitucional a análise dos pedidos em até 45 dias.

Foto: Marcello Casal JrAgência BrasilINSS
Milhares de benefícios aguardam análise há mais de 45 dias, superando prazo constitucional.

Entre os pedidos acumulados, 1,08 milhão (61%) são requerimentos previdenciários, 392 mil (22%) são assistenciais e outros 235 mil (15%) enfrentam pendências documentais. Nos últimos 45 dias, 918 mil novos pedidos foram adicionados à fila, sendo 750 mil previdenciários e 168 mil assistenciais, um crescimento que preocupa beneficiários e especialistas.
Atualmente, cerca de 560 mil benefícios estão pendentes de análise há mais de 45 dias, dos quais 336 mil são previdenciários e 223 mil são assistenciais. A Constituição e as diretrizes do governo federal determinam a liberação dos benefícios nesse prazo, mas o tempo médio para a concessão em setembro foi de 39 dias, segundo o boletim. O INSS ainda não se pronunciou sobre o aumento expressivo na fila até o momento.
O atraso na concessão de benefícios afeta a vida de milhões de brasileiros que dependem dessas ajudas financeiras para o sustento. O governo tem trabalhado para reduzir a fila, mas o crescimento do volume de pedidos representa um obstáculo significativo, demandando melhorias no processo de análise e no atendimento do instituto.

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar