Programa Água Doce investe de R$ 9,5 milhões para acesso à água potável no Piauí
A expansão do projeto federal trará sistemas de dessalinização e energia solar para regiões semiáridas do estado
O Estado do Piauí receberá R$ 9,5 milhões para a expansão do Programa Água Doce, iniciativa federal que utiliza dessalinização para garantir água potável a comunidades do sertão. A adesão renovada ao programa foi oficializada pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) durante o IX Encontro Nacional de Capacitação e Integração do Programa Água Doce, realizado em Aracaju (SE). Com essa verba, espera-se dobrar o alcance do programa no Piauí nos próximos quatro anos.
O coordenador do programa no estado, Adalberto Filho, celebrou a relevância do projeto para o semiárido nordestino: “Para nós, nordestinos, que vivemos constantemente essa problemática da escassez de água, o programa é de suma importância, pois promove a dessalinização da água, dando dignidade às comunidades mais longínquas, com água potável e de qualidade necessária para a subsistência das pessoas”.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Sistemas em expansão e novas tecnologias
Hoje, o Piauí conta com 62 sistemas de dessalinização em funcionamento, responsáveis pela produção de 40 mil metros cúbicos de água por hora. Esses sistemas atendem cerca de 11 mil pessoas diretamente e beneficiam instituições públicas como associações e escolas em regiões onde o abastecimento de água potável é limitado. Com o novo investimento, a expectativa é que o número de comunidades atendidas seja ampliado, atingindo potencialmente 41 cidades no estado.
O secretário de Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, destacou que, além da ampliação dos sistemas, o programa no Piauí será associado a iniciativas complementares como o Projeto Sertão Vivo e a instalação de miniusinas fotovoltaicas. “A instalação de placas solares vai impulsionar o programa. Em algumas regiões, temos o projeto completo montado, mas, sem energia elétrica, ele não está funcionando ainda. A energia solar permitirá que esses sistemas operem de forma sustentável”, explicou o secretário.
Programa federal e atuação local
Lançado em 2003, o Programa Água Doce é uma política pública que promove o uso sustentável de águas subterrâneas, garantindo abastecimento de água potável a comunidades do semiárido brasileiro. Coordenado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), o programa já instalou mais de mil sistemas de dessalinização, beneficiando mais de 260 mil famílias no Nordeste e em Minas Gerais.
Giuseppe Serra, secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, ressaltou a importância do envolvimento direto das comunidades locais para o êxito do programa. Segundo Serra, o governo federal visa fortalecer a integração com estados, municípios e os próprios beneficiários do Água Doce.
Fonte: Governo do Piauí