Programa Arroz da Gente chega ao Piauí com foco na produção sustentável

Iniciativa beneficiará agricultores familiares e fortalecerá a economia em regiões estratégicas

Por Dominic Ferreira,

O lançamento do Programa Arroz da Gente no Piauí aconteceu na última segunda-feira (18), em Joaquim Pires, reunindo cerca de 200 participantes das comunidades da Planície Litorânea e do Território dos Cocais, áreas com grande potencial para o cultivo de arroz. A iniciativa do governo federal busca aumentar a produção de arroz de forma sustentável, promover a segurança alimentar e fortalecer a economia local. 

Foto: Reprodução/Governo do PiauíPrograma vai fortalecer a produção de arroz em várias regiões do Piauí
Iniciativa busca inclusão de pequenos produtores no cultivo de arroz no Piauí.

 
Com apoio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), o programa vai oferecer assistência técnica especializada, crédito, distribuição de sementes e apoio à comercialização. O técnico da Sada, Aldo Queiroz, destacou o grande potencial produtivo das regiões ao longo do rio Parnaíba. "Essas áreas possuem condições ideais para o cultivo. Nossa atuação será fundamental para impulsionar a produtividade e beneficiar os pequenos produtores", afirmou Queiroz.  

Foto: Reprodução/Governo do PiauíPrograma vai fortalecer a produção de arroz em várias regiões do Piauí
Programa oferece assistência técnica especializada e crédito para agricultores com apoio da Sada.

A ação vai englobar inicialmente 148 municípios em 17 estados, com foco na diversificação e sustentabilidade, integrando outros cultivos como feijão, milho e mandioca. O secretário de Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, ressaltou o impacto positivo para a agricultura familiar. "Este programa revitaliza a produção de arroz no estado, garantindo inclusão social e desenvolvimento sustentável para nossas comunidades", disse.  
Com objetivos como erradicar a fome, fomentar tecnologias adaptadas e expandir a área cultivada, o Programa Arroz da Gente também prevê a criação de um sistema de informações sobre a produção agrícola familiar. A meta é fortalecer políticas públicas voltadas à segurança alimentar e ao bem-estar socioeconômico dos agricultores, povos indígenas e comunidades tradicionais em todo o Brasil.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar