Piauí lidera na redução do desemprego e registra alta em empregos formais

Estado mantém taxa de desocupação mais baixa do Brasil e quebra recordes de vínculos formais

Por Dominic Ferreira,


O Piauí se consolidou como destaque nacional no mercado de trabalho, liderando a redução da taxa de desocupação e registrando um saldo positivo de empregos formais em 2023 e 2024. Segundo o informe socioeconômico da Cepro (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo), vinculado à Seplan, a taxa de desocupação de longo prazo no estado caiu para 7,0% no último trimestre de 2023, a menor entre os 27 estados brasileiros.  

Foto: Reprodução/Governo do PiauíRedução na taxa de dsocupação de empregos formais
Estado registra sétimo mês consecutivo com maior volume de empregos formalizados.

No acumulado de 2024, entre janeiro e setembro, o saldo de contratações formais no Piauí teve uma variação relativa de 4,73%, superando as médias nacional (4,35%) e nordestina (4,44%). Esse desempenho reflete, segundo o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, os investimentos públicos e as políticas de crescimento econômico adotadas pelo governador Rafael Fonteles, que têm gerado mais emprego e renda para a população local.  
O estado também atingiu, pelo sétimo mês consecutivo, o maior volume de empregos formalizados da história, com 365.011 vínculos formais registrados. Leonardo Melo, gerente de Estudos Econômicos da Cepro, destacou que o Piauí não apenas ampliou a geração de empregos, mas também garantiu maior estabilidade nos postos ocupados, com cobertura previdenciária e vínculos regulamentados, consolidando um ambiente mais favorável para trabalhadores e empregadores.  
Com o melhor desempenho no mercado de trabalho entre os estados e políticas públicas alinhadas à realidade socioeconômica, o Piauí demonstra que estratégias bem estruturadas podem impactar positivamente a vida de seus habitantes. 

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar