Quitanda no Karnak amplia agricultura local e acesso a alimentos saudáveis
Projeto conecta consumidores a produtos agroecológicos e incentiva agricultura familiar
O Palácio de Karnak, em Teresina, recebeu, nesta sexta-feira (6), a quarta edição da Quitanda da Agricultura Familiar, uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). O evento contou com a participação de 12 coletivos de agricultores que comercializaram legumes, frutas, chás, sucos e outros produtos agroecológicos. A proposta é levar os alimentos produzidos por comunidades locais ao centro da capital, conectando consumidores a produtos saudáveis e de qualidade.
O engenheiro agrônomo Bruno Costa destacou o impacto positivo da iniciativa tanto para os produtores quanto para os consumidores. ““O programa é um incentivo para o agricultor, trazendo o produtor aos lugares para que ele faça essa comercialização dos seus produtos, porque produzir já é difícil, porém o mais complicado é fazer essa comercialização. Então ocorreu esse elo entre o Estado e o produtor, e no caso do cliente, tem acesso a produtos de qualidade, com produção agroecológica. A expectativa para 2025 é aumentar ainda mais nosso leque de parceiros”, afirmou.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Participando pelo Assentamento Lembrada, de Altos, a agricultora Dinalva Chaves relatou o crescimento nas vendas desde que começou a participar do projeto. "“A partir do momento que nós começamos a participar da Quitanda, a gente passou a vender bem mais, pois os produtos são bem divulgados. O pessoal conhece nossos produtos, gosta muito e volta para comprar mais. Nós vendemos capote, galinha caipira, linguiça suína, linguiça caseira, leitão e o carneiro, e ovos de galinha caipira”, contou a agricultora. Já a cliente fiel Thais Pompeu Viana, que mora no Centro de Teresina, ressaltou os benefícios de consumir alimentos frescos e apoiar a agricultura familiar. “É muito bacana, porque é um incentivo à agricultura familiar, ao pequeno agricultor. Então, quando a gente vem aqui, são produtos mais saudáveis, que não se encontram em qualquer lugar, é bem satisfatório. Hoje, eu comprei ovo e feijão verde, eles são ótimos, super fresquinhos e maravilhosos, fazem toda diferença para minha saúde”, completou.
A Quitanda da Agricultura Familiar é realizada mensalmente no Karnak e em outros locais, como a Feirinha Verde da UFPI, condomínios e supermercados. Com foco na valorização da agricultura local, o projeto não apenas promove alimentos saudáveis, mas também fortalece a economia das comunidades rurais e aproxima o público urbano das tradições e sabores do campo.
Fonte: Governo do Piauí