Aeroporto de Teresina recebe melhorias com investimento de R$ 166 milhões
Novo terminal promete conforto e segurança para passageiros com estrutura moderna e ampliada
O Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, será reinaugurado na próxima segunda-feira (16), às 10h, após receber melhorias significativas que totalizam um investimento de R$ 166 milhões. A solenidade contará com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do governador Rafael Fonteles e do presidente da CCR Aeroportos, Fábio Russo. As reformas têm como objetivo aprimorar a segurança operacional, ampliar a capacidade de atendimento e oferecer aos passageiros um terminal mais moderno e confortável.
Entre as novidades, o terminal agora conta com um pátio de aeronaves com oito posições, sendo duas equipadas com fingers, além de novas áreas de embarque remoto com ônibus, que protegem contra intempéries. A sala de embarque foi ampliada, com mais espaço e comodidade para os passageiros, e conta com dois portões de embarque e um canal de inspeção equipado com aparelhos de raio-x. O terminal de passageiros, reformado, passou de 402 m² para impressionantes 2.480 m², cinco vezes maior do que o anterior.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além disso, melhorias foram realizadas na infraestrutura viária de acesso ao aeroporto, na ampliação do estacionamento (de 190 para 340 vagas) e na pista de pousos e decolagens, que recebeu ajustes no balizamento e sinalização horizontal. A CCR Aeroportos também investiu em um sistema de armazenamento de água com capacidade de 74 mil litros, sendo metade destinada ao consumo e metade à reserva contra incêndios.
A movimentação no Aeroporto de Teresina mostra a crescente importância do terminal: no primeiro semestre de 2024, 540 mil passageiros passaram pelo local, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Operando sete rotas diretas para destinos estratégicos como São Paulo, Brasília e Recife, o terminal também desempenha papel crucial no turismo local, sendo porta de entrada para o litoral piauiense e pontos turísticos como o Parque Nacional da Serra da Capivara.
Fonte: Governo do Piauí